Cidades

Rui diz que governo vai capacitar criadores de barragens para evitar novos rompimentos

Vagner Souza/ BNews
Governador visitou neste domingo a cidade de Pedro Alexandre  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/ BNews

Publicado em 14/07/2019, às 12h15   Diego Vieira* e Bruno Luiz


FacebookTwitterWhatsApp

Após o rompimento da barragem de Quati, que inundou e provocou prejuízos para as cidades de Pedro Alexandre e Coronel João Sá, o governador Rui Costa afirmou neste domingo (14) que vai criar um projeto de capacitação para melhorar a manutenção de estruturas como a do povoado. 

Em visita ao município de Pedro Alexandre nesta manhã, o petista destacou que, no estado, existem muitas barragens de pequeno porte semelhantes às de Quati, construídas e mantidas por associações de moradores e produtores rurais. Para ele, é necessário que essas entidades tenham mais preparo para cuidar dos equipamentos.

“Passado esse momento de pior crise, vou pedir para a Cerb [Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia] e a CAR [Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, que fez a barragem de Quati em 2000] que montem um amplo processo de treinamento das comunidades de como fazer a manutenção desses bloqueios de água, independente do tamanho”, afirmou o governador, em entrevista ao BNews. 

“No semiárido do Nordeste, deve ter milhões desses barreiros. Como eles acumulam individualmente pouca água, eles são feitos muitas vezes sem nenhuma comunicação às autoridades”, explicou Rui. 

O petista disse, ainda, que pediu à prefeitura o detalhamento dos danos causados pelo rompimento para que o governo possa montar um plano de recuperação da cidade. No entanto, agora, o momento é de “cuidar das pessoas”. 

“A ação é fazer com que o alimento chegue, identificar quem precisa ser deslocado para alojamento provisório. Depois vamos montar um plano de recuperação. Vamos buscar, evidentemente, a Defesa Civil Nacional neste processo”, declarou. 

*O repórter faz cobertura direto das cidades de Pedro Alexandre e Coronel João Sá.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp