Cidades

Pedro Alexandre: prefeito diz que município precisa de pelo menos R$ 2 milhões para recuperar estradas

Vagner Souza / BNews
Inundação provocada pelos rompimentos da barragem do Quati e de outros pequenos açudes da região completa uma semana  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza / BNews

Publicado em 18/07/2019, às 09h43   Adelia Felix


FacebookTwitterWhatsApp

A inundação provocada pelos rompimentos da barragem do Quati, que fica em Pedro Alexandre, no nordeste da Bahia, e de outros pequenos açudes da região, completa uma semana, nesta quinta-feira (18). O município mais afetado foi Coronel João de Sá, que fica em altitude mais baixa que Pedro Alexandre. Ao todo, 470 pessoas ficaram desabrigadas e mais de 2,7 mil estão desalojadas nas duas cidades. Não houve mortos ou feridos.

Em entrevista ao BNews, o prefeito de Pedro Alexandre, Pedro Gomes Filho (PSD), disse que aos poucos o município tenta se recuperar da tragédia. À reportagem, ele disse que as aulas nas escolas municipais estão comprometidas. Ele também avalia que serão necessários pelo menos R$ 2 milhões para recuperar as vias que dão acesso a zona rural.

“As aulas pode esquecer aqui no momento. Só pra janeiro. Aqui arrebentou tudo, mas aos poucos a coisas estão voltando ao normal. A prioridade número um é cuidar das pessoas da zona rural, que estão desabrigadas, dar comida, vacina para as crianças e adultos. Precisamos também consertar as estradas de acesso a essas localidades. Uma retroescavadeira está fazendo um paliativo”, disse o gestor municipal.

Atualização: Após a publicação, a assessoria da prefeitura procurou a reportagem e informou que as aulas serão retomadas já na próxima semana.

Segundo o prefeito, muitos moradores temem deixar suas casas e perderem seus pequenos rebanhos. “Eles não saem de casa porque se sair têm medo de roubarem suas coisas, seus animais. E, as estradas para esses locais estão precárias”. 

Na última sexta-feira (12), o governador Rui Costa visitou os dois municípios. Foram enviados efetivos do Corpo de Bombeiros, técnicos da Defesa Civil Estadual, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) para a região, além de mantimentos e água mineral para a cidade de Coronel João Sá.

Atualizada às 10h31.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp