BNews Agro

Ministério da Agricultura atende solicitação de deputado baiano para proteção ao cacau

Divulgação/Min Agricultura
Bnews - Divulgação Divulgação/Min Agricultura

Publicado em 08/08/2021, às 08h15   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento atendeu à solicitação feita pelo o coordenador da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Lavoura Cacaueira no Congresso Nacional, deputado Félix Mendonça Júnior (PDT), e determinou o reforço das barreiras fitossanitárias nas divisas dos estados do Acre, Amazonas e Rondônia. O objetivo é evitar que ou retardar a chegada da monilíase, nova praga que ameaça a lavoura cacaueira, na Bahia. 

"Essa praga é ainda pior do que a vassoura-de-bruxa. Seria devastador para a lavoura na Bahia, no sul ou no oeste do estado, a chegada dessa nova doença neste momento de crise. Por isso, além de reforçar as barreiras fitossanitárias, o que esperamos agora do ministério é que amplie as pesquisas e os investimentos para que os produtores de cacau tenham condições técnicas de enfrentar a doença, principalmente com a clonagem de plantas mais resistentes", disse Félix. 

A nova praga foi detectada no mês passado no município de Cruzeiro do Sul (AC). O estado de emergência incluiu o Amazonas e Rondônia por serem estados vizinhos ao Acre. Na quinta-feira, o ministério declarou o estado do Acre como “área sob quarentena”.

Relacionadas:

Governo declara emergência fitossanitária em três estados para conter praga em cacaueiro

Deputado baiano pede criação da Embrapa Cacau para combater nova doença da lavoura

Ministério da Agricultura declara quarentena ao estado do Acre para conter praga em cacaueiro

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp