BNews Agro

Governo declara emergência fitossanitária em três estados para conter praga em cacaueiro

Divulgação/Ministério da Agricultura
Estado do Acre já estava em quarentena por conta da praga  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Ministério da Agricultura

Publicado em 06/08/2021, às 18h15   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ministério daAgricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou nesta sexta-feira (6) uma portaria declarando estado de emergência fitossanitária para a praga Moniliophthora roreri (monilíase do cacaueiro) nos estados do Acre, Amazonas e Rondônia. Anteriormente, o governo brasileiro já havia determinado quarentena no Acre.

“Esta é uma medida que demonstra o reconhecimento oficial da importância do tema por parte do Ministério da Agricultura e permite uma maior mobilização de instituições públicas e privadas, de forma coordenada, em função dos prejuízos potenciais que uma determinada praga ou doença pode causar às cadeias produtivas em nível nacional”, afirmou a coordenadora-geral de Proteção de Plantas, Graciane de Castro. 

Durante a vigência do estado de emergência, todas as ações necessárias à erradicação da praga e que evitem sua disseminação para as áreas produtivas poderão ser adotadas com maior agilidade tanto no nível federal, quanto estaduais. “O objetivo do Mapa é o de conseguir erradicá-la na maior brevidade possível, enquanto ainda se encontra em uma área restrita do país”, explica Graciane.

Conforme previsto na Portaria, nos próximos dias será publicado um ato complementar com o detalhamento das medidas a serem adotadas por cada estado, conforme o nível de risco e particularidades de cada, podendo englobar ações específicas relacionadas à fiscalização do trânsito de plantas hospedeiras, ao manejo preventivo da praga em áreas produtivas, campanhas de educação fitossanitária, mapeamento e eliminação de plantas, entre outras. 

Leia mais em BNews Agro:

Produção brasileira de lúpulo e cevada cresce com aumento do mercado cervejeiro

China suspende importação de carne suína da unidade da BRF em Mato Grosso

Bahia vai implantar Fórum Estadual dos Secretários da Agricultura

Banco do Nordeste investe R$ 518 milhões na agricultura familiar da Bahia em 2021

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp