Coronavírus

Prefeitura de Juazeiro anuncia reabertura econômica a partir da próxima segunda

Reprodução/Rede GN
Em coletiva de imprensa transmitida pelo YouTube, o prefeito Paulo Bomfim explicou as três etapas do plano de reabertura do comércio  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Rede GN

Publicado em 28/05/2020, às 13h39   Marcos Maia


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim (PT), anunciou nesta quinta-feira (28) que a cidade retomará suas atividades econômicas a partir da próxima segunda-feira (1º). Em coletiva de imprensa transmitida pelo YouTube, ele explicou as três etapas

do plano de reabertura. 

A partir da próxima segunda, serviços não-essenciais – como óticas e demais lojas - poderão retomar suas atividade, trabalhando das 08h às 18h, de segunda à sexta. Ambulantes também voltam a poder trabalhar, junto com a zona azul. 

Os serviços deverão obedecer às restrições de um cliente por cada 12,5 metros quadrados. Antes de entrar no local, os indivíduos terão a temperatura mensurada. Uma vez identificado índice superior a 37,8º, ele será aconselhado a procurar atendimento médico.

Cultos e missas poderão voltar a ser realizados desde que respeitem uma lotação máxima de 40% e distanciamento de dois metros entre os participantes. A etapa seguinte, marcada para ter início em 15 de junho, contará com a retomada das atividades em feiras, mercados, salão de beleza e barbearias. Shoppings abrirão de 12h as 20h, e galerias em horário comercial.

Nas duas etapas, idosos acima de 60 anos, crianças a partir de 12 anos e portadores de doenças crônicas não poderão adentrar estes estabelecimentos. Por fim, em 29 de junho, será a vez de academias, bares, restaurantes e lanchonetes reabrirem.

Estes estabelecimentos terão de operar respeitando uma ocupação máxima de 30% do espaço. No caso de bares e restaurantes, os empresários terão de obedecer um distanciamento mínimo de 2 metros entre clientes. Funcionários e clientes terão de obedecer regras de distanciamento, além de utilizar máscaras e álcool em gel, em todas as três etapas. 

A aglomeração de pessoas em praças, parques, eventos públicos ou particulares seguem proibidas. O funcionamento de clubes, boates, teatros, cinemas e casas de eventos, associações recreativas, áreas comuns, playgrounds e complexos esportivos continuarão fechados. Aulas presenciais seguem suspensas também.

O prefeito destacou que a manutenção deste planejamento está condicionado aos indicadores de avanço da pandemia na cidade. Caso a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) alcance 70%, todo o planejamento será reavaliado. O toque de recolher na cidade entre 20h e 5h segue em vigor até o próximo dia 14.

"Entendemos a necessidade dos empregos serem mantidos. Agora, a gente também tem uma discussão central de proteger as pessoas e não deixar o vírus se alastrar", avaliou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp