Infraestrutura

Governo Federal inicia recuperação de barragem em Monte Santo

Divulgação
Obras no açude da Tapera, localizado na região Sisaleira, custará cerca de R$ 6 milhões e deve ser concluída em seis meses  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 11/06/2020, às 18h04   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Governo Federal, através do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS), iniciou as obras de recuperação da barragem da Tapera, em Monte Santo, região Sisaleira. A intervenção custará aproximadamente R$ 6 milhões, e deve ser concluída em seis meses. A empresa vencedora da licitação é a Novatec Construções e Empreendimentos Ltda.

O açude é um dos mais antigos do Brasil e foi construído pelo Denocs com a finalidade de abastecimento humano, dessedentação animal, irrigação e piscicultura. Contudo, a estrutura do reservatório não passou por manutenção ao longo dos anos. Apesar de não ter sido citada no último Relatório de Segurança de Barragens - RSB de 2017, divulgado em dezembro de 2018, a Coordenadoria estadual do órgão reconheceu a necessidade de reparos.

Autor do pedido de recuperação, o deputado estadual Laerte do Vando (PSC), vice-presidente da Comissão Especial de Fiscalização das Barragens, comemorou a notícia. Para ele, a decisão trouxe alívio para a comunidade local. “Melhor prevenir que remediar. No ano passado, vimos a tragédia que ocorreu com o rompimento da barragem na cidade baiana de Pedro Alexandre. Como se não bastasse a pandemia, a população temia uma tragédia”, afirmou.

No início do ano passado, Vando havia se encontrado com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, para tratar sobre a situação do açude de Cariacá, principal reservatório de água que abastece a cidade de Monte Santo e municípios da região do Sisal, no semiárido baiano.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp