Cidades

TJ tem 24 horas para explicar descumprimento de decisão que anulou transferência de terras em Formosa do Rio Preto

Reprodução
366 mil hectares foram transferidos para um borracheiro no Oeste da Bahia   |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 13/09/2019, às 11h40   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou por unanimidade, a intimação do presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Gesivaldo Britto, nesta quarta-feira (12), para cobrar o cumprimento da decisão que anulou a transferência de 366 mil hectares de terra no município de Formosa do Rio Preto, no oeste da Bahia, a um único homem, o borracheiro José Valter Dias, em prejuízo de 300 agricultores. As terras, que chegam ao tamanho de cinco vezes a cidade de Salvador, foram entregues ao borracheiro por meio da Portaria 105, editada em 2015 pelo TJ-BA.

O presidente da corte baiana tem 24 horas para informar o CNJ sobre os procedimentos para anular a Portaria 105, com o restabelecimento dos registros das terras dos agricultores e o cancelamento da matrícula de José Valter Dias. O CNJ também determinou a remessa do caso à Polícia Federal para apurar vultosas transações em moeda estrangeira efetuadas pela holding JJF, constituída pelo borracheiro e outros dois sócios para administrar as terras. A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu o compartilhamento de informações do caso para fins penais.

O CNJ ainda determinou a intimação dos responsáveis pelos cartórios dos municípios de Formosa do Rio Preto e Santa Rita de Cássia para que cumpram a decisão em 24 horas, anulando a matrícula de José Valter Dias e restabelecendo as matrículas dos agricultores, sob pena de desobediência de ordem do conselho.

A decisão determina ainda a intimação da corregedoria do TJ-BA para que instaure procedimento disciplinar contra os donos dos cartórios, para apurar eventual intenção deliberada de descumprir a determinação.

Em março, o CNJ anulou a decisão e determinou que as matrículas dos imóveis fossem restabelecidas. Mas isso até agora não foi feito — e o CNJ questiona o motivo da recusa. Britto e outras duas juízas baianas são suspeitos de envolvimento em um esquema de manipulação e inserção de dados nos registros públicos de terrenos rurais na região.

Os magistrados foram denunciados ao CNJ pelo deputado federal Valtenir Luiz Pereira (MDB-MT) e pelo ex-ministro da Justiça e ex-deputado, Osmar Serraglio (PP-PR). Brito e as duas juízas negam que tenham cometido qualquer tipo de ato irregular no caso.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp