Coronavírus

MPF instaura inquérito para apurar compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste

Divulgação
Órgão vai apurar eventuais atos de improbidade administrativa relacionados à aquisição de respiradores. Episódio esta no centro da Operação Ragnarok  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 09/06/2020, às 13h05   Marcos Maia


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou inquérito civil para apurar eventuais atos de improbidade administrativa relacionados ao contrato firmado pelo Consórcio Nordeste com a Hempcare Pharma Representações LTDA no episódio da compra frustrada de respiradores.

A aquisição de ventiladores pulmonares para atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) no contexto da pandemia do novo coronavírus esteve no centro da Operação Ragnarok, deflagrada pela Polícia Civil da Bahia na semana passada. A investigação apura a compra de 300 respiradores adquiridos pelo grupo e não entregues pela empresa.

A aquisição fora feita em abril. O Consórcio desembolsou aproximadamente R$ 49 milhões nos aparelhos e o dinheiro não foi devolvido. De acordo com as investigações, a empresa tentou negociar de forma fraudulenta com vários setores no país, entre eles os Hospitais de Campanha e de Base do Exército, ambos em Brasília.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp