Eleições

Resultado das eleições sairá em até 5 horas após fechamento das urnas, diz vice-presidente TSE

Reprodução/Roberto Jayme/ASCOM/TSE
Corte realizou último teste de segurança do sistema de contabilização dos votos das urnas eletrônicas na manhã deste sábado (14)   |   Bnews - Divulgação Reprodução/Roberto Jayme/ASCOM/TSE

Publicado em 14/11/2020, às 13h21   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, afirmou neste sábado (14) que o resultado do pleito deste domingo (15) deve ser divulgado em no máximo cinco horas após o fechamento das urnas -que será às 17h.

De acordo com o jornal O Globo, a declaração foi dada enquanto o ministro acompanhava o último teste na segurança do sistema de contabilização dos votos das urnas eletrônicas. 

“Tudo está preparado para o dia de amanhã, para que no máximo cinco horas depois do fechamento das urnas, o TSE tenha condições de entregar este resultado em eleições legítimas e normais como deve ser em um regime democrático”, afirmou.

Apesar da estimativa, geralmente a apuração parcial do resultado da votação permite que os candidatos vencedores sejam conhecidos poucas horas após o fechamento das urnas. Em 2020, o TSE concentrou a contabilização do resultados das eleições em um único “datacenter” sediado em Brasília. 

Nas eleições anteriores, cada Tribunal Regional Eleitoral de cada estado contablizava os votos e os repassava para o TSE. Segundo o secretário de tecnologia da informação do TSE, Giuseppe Janino, a mudança vai trazer agilidade o processo. “Teremos um único ponto de totalização, com ganho de segurança e performance”, explicou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp