Justiça

OAB-BA vai acionar CNJ sobre novas vagas de desembargador

Reprodução
De acordo com o conselheiro federal da OAB, a crise no Judiciário vem se agravando   |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 13/06/2018, às 11h49   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Após a aprovação, na terça-feira (12), na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), do projeto de lei que cria nove cargos de desembargador no Tribunal de Justiça estadual (TJ-BA), o conselheiro federal da OAB, Fabrício Castro, se posicionou sobre o caso. "Vamos tomar todas as medidas necessárias para garantir que as necessidades do 1º grau de jurisdição sejam atendidas antes da implantação desses novos gabinetes de desembargadores", afirmou.
O posicionamento de Fabrício reitera a orientação do presidente da OAB-BA, Luiz Viana, de acionar o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) questionando a medida. No dia 6 de junho, quando o Pleno do TJ-BA aprovou a matéria, Viana disse que "a criação de nove vagas para novos desembargadores viola as diretrizes definidas pelo CNJ na Resolução 194, de priorizar a Justiça de 1º grau".

De acordo com Fabrício, a crise no Judiciário vem se agravando. O principal problema estadual, segundo ele, é a falta de juízes e servidores em número suficiente para atender à demanda. Fabrício lembrou que, em 2016, o TJ-BA registrou a maior taxa de congestionamento de processos do país, com 83,9% deles emperrados, sem solução, em comparação ao total tramitado durante o ano, conforme levantamento do CNJ. "A pesquisa revelou a situação caótica do 1º grau, evidenciando que a prioridade não é a criação de vagas para novos desembargadores, mas para juízes".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp