Justiça

Novo titular da Defensoria Pública da Bahia diz que orçamento atual é insuficiente

BNews/Vagner Souza
Atualmente, existem quase 200 comarcas sem defensor  |   Bnews - Divulgação BNews/Vagner Souza

Publicado em 12/03/2019, às 16h11   Henrique Brinco e Tamirys Machado


FacebookTwitterWhatsApp

O novo defensor público geral da Bahia, Rafson Ximenes, foi empossado oficialmente no cargo em cerimônia no auditório Jornalista Jorge Calmon, no Edifício Senador Jutahy Magalhães, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) na tarde desta terça-feira (12). Ele ficará no cargo no biênio 2019-2021.

"A principal prioridade para a Defensoria é que ela tem que se fortalecer e alcançar cada vez mais a população baiana. Temos que chegar até as cidades que nós não chegamos ainda e levar o atendimento da Defensoria Pública para as comarcas que ainda não possuem esse atendimento de maneira permanente", afirmou ao BNews. Atualmente, existem quase 200 comarcas sem defensor público.

Ximenes destaca ainda que, entre as pautas da Defensoria junto à AL-BA, há a criação de um plano de cargos e salários e a pauta orçamentária. "O orçamento da Defensoria é de R$ 212 milhões e não é suficiente para cobrir as demandas", ressalta Ximenes, que defende o valor de R$ 300 milhões para que haja cobertura total no estado.

Com 38 anos, Rafson Ximenes é formado em direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e tem 11 anos de atuação na Defensoria da Bahia. Durante este tempo como defensor público, trabalhou nas comarcas de Itabuna, Jequié e Salvador e tem experiência nas áreas penal, execução penal, cível, família, fazenda pública, relações de consumo, registros públicos, direitos humanos e curadoria.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp