Justiça

Após denúncia de fraude no concurso da PM, banca organizadora modifica lista de aprovados 

Divulgação
O Centro de Processo Seletivo (CPS) não se pronunciou sobre o caso  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 12/12/2019, às 10h30   Aline Reis


FacebookTwitterWhatsApp

O BNews publicou nesta quarta-feira (11), uma reportagem sobre suposta fraude no concurso público para admissão no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CFOPM/CFOBM) realizado no dia 27 de outubro deste ano. A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) a retificação da lista de convocados da segunda fase. 


Conforme relatado, três nomes apareciam na lista de aprovados da segunda fase (discursiva) e não constavam na lista divulgada da primeira fase (objetiva). Após repercussão entre leitores do site e interessados no assunto, foram retirados esses nomes também do edital no site do Centro de Processo Seletivo (CPS), banca organizadora do certame. São eles: Eliabe de Almeida Pereira, Tiago de Lima Rolim e Pedro Henrique Pereira. 

A reportagem conferiu e registrou o novo fato:



A justifica alegada pelos envolvidos é que houve um “erro material”. O BNews foi buscar o significado juridicamente e se trata de um “equívoco” ou “inexatidão por parte do julgador”. 



No edital do certame, precisamente no item 9.3.3, revela que qualquer pontuação inferior a 120 pontos na prova objetiva, o candidato seria automaticamente excluído, ou seja, não aparecia na primeira lista divulgada dos resultados. Os nomes revelados ontem na reportagem não apareciam nessa divulgação inicial, que seria o suporte para que a banca examinadora fizesse a análise entre os concorrentes da segunda fase e ainda sim eles surgem na lista posterior.  



Até o fechamento da primeira matéria sobre o caso o CPS/UNEB não se posicionou, embora tenha feito a retificação no próprio site. O Bnews entrou novamente em contato na manhã desta quinta-feira (12) e aguarda um retorno. 

A reportagem também entrou em contato com a Polícia Militar para se pronunciar sobre o fato, mas até o fechamento da matéria não obteve resposta. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp