Justiça

Juiz escreve em decisão que país vive ‘merdocracia neoliberal neofascista’; leia

Reprodução
No documento, magistrado faz críticas a ministros de Bolsonaro  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 19/01/2020, às 21h41   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O juiz do trabalho Jerônimo Azambuja Franco Neto decidiu escrever uma decisão judicial diferente das convencionais e com um teor político. No documento, publicado nesta quinta-feira (16), ele chamou o atual momento do Brasil de “merdocracia neoliberal neofascista” ao proferir sentença de um processo trabalhista.

“A merdocracia neoliberal neofascista está aí para quem quiser ou puder ver”, escreveu o juiz substituto 18ª Vara do Trabalho de São Paulo, do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região.

Na ação, movida pelo Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro e Similares de São Paulo, Azambuja condenou um restaurante ao pagamento de indenização no valor de R$ 10 mil por danos morais e a demonstrar o pagamento do piso salarial, seguro de vida e de acidentes e assistência funerária aos funcionários.

Na sentença, o magistrado faz críticas a ministros do governo Bolsonaro, como Abraham Weintraub, da Educação, Sérgio Moro, da Justiça e Segurança Pública, Paulo Guedes, da Economia, e Damares Alves, da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, além do próprio presidente Jair Bolsonaro.

“O ser humano Weintraub no cargo de Ministro da Educação escreve ‘imprecionante’. O ser humano Moro no cargo de Ministro da Justiça foi chamado de ‘juizeco fascista’ e abominável pela neta do coronel Alexandrino. O ser humano Guedes no cargo de Ministro da Economia ameaça com AI-5 (perseguição, desaparecimentos, torturas, assassinatos) e disse que ‘gostaria de vender tudo’. O ser humano Damares no cargo de Ministro da Família defende ‘abstinência sexual como política pública’. O ser humano Bolsonaro no cargo de Presidente da República é acusado de ‘incitação ao genocídio indígena’ no Tribunal Penal Internacional”, diz trecho do documento.

O termo “merdocracia”, afirma Azambuja, “vem a sintetizar o poder que se atribui aos seres humanos que fazem merdas e/ou perpetuam as merdas feitas. E tudo isso em nome de uma pauta que se convencionou chamar neoliberal, ou seja, libertinar a economia para que as merdas sejam feitas”.

Além do presidente e de alguns ministros, a sentença faz críticas ao procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol, à Reforma Trabalhista aprovada no governo de Michel Temer e à Lei da Liberdade Econômica, sancionada em setembro de 2019 por Bolsonaro. O magistrado também falou de “destruição da Seguridade Social”, em referência à Reforma da Previdência aprovada no ano passado.

A decisão também faz críticas ao assassinato da vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, em 2018.

Clique aqui para ler a sentença completa

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp