Justiça

Juiz rejeita denúncia contra Glenn por participação na invasão de celulares de autoridades

Fernando Frazão/Agência Brasil
Outros seis denunciados foram transformados em réus  |   Bnews - Divulgação Fernando Frazão/Agência Brasil

Publicado em 06/02/2020, às 18h45   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal contra o jornalista Glenn Greenwald, do site "The Intercept", foi rejeitada pelo juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal em Brasília. O MPF acusava o americano de participação na invasão de celulares de autoridades.

Segundo o G1, outros seis denunciados foram transformados em réus, e serão levados a julgamento: Walter Delgatti Netto, Thiago Eliezer Martins Santos, Danilo Cristiano Marques, Gustavo Henrique Elias Santos, Luiz Henrique Molição, Suelen Oliveira.

Apesar de rejeitar a denúncia, o juiz federal afirma ver indícios de conduta criminosa por parte de Glenn Greenwald. Ricardo Leite afirma que o jornalista "instiga" um dos acusados a apagar as mensagens interceptadas. O magistrado ainda afirma que a atitude de Glenn seria motivo de um pedido de prisão preventiva.

Mas, explicou que a sua decisão de rejeitar a denúncia foi tomada com base na decisão liminar (provisória) do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que proibiu que órgãos investigassem o jornalista.

"Deixo de receber, por ora, a denúncia em desfavor de Glenn Greenwald, diante da controvérsia sobre a amplitude da liminar deferida pelo Ministro Gilmar Mendes na ADPF nº 601, em 24/08/2019", diz a decisão.

Atualiazada às 20h48

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp