Justiça

Servidor do TJ é exonerado após operação do MP

Arquivo/ BNews
Ele era diretor de Secretaria da Vara de Família, Sucessões, Órfãos, Interditos e Ausentes da Comarca de Salvador  |   Bnews - Divulgação Arquivo/ BNews

Publicado em 11/09/2020, às 12h29   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um dos alvos da ‘Operação Inventário’, Carlos Alberto Almeida de Aragão foi exonerado do cargo em comissão exercido no Tribunal de Justiça da Bahia.

Carlos era diretor de Secretaria da Vara de Família, Sucessões, Órfãos, Interditos e Ausentes da Comarca de Salvador e foi preso ontem (10), durante a operação deflagrada pelo Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais do Ministério Público estadual (Gaeco).

Além dele, foram presos os advogados João Carlos Santos Novaes e Marco Aurélio Fortuna Dórea, e cumpridos mandados de busca e apreensão nas residências dos alvos e em escritórios de advocacia nos municípios de Lauro de Freitas e Salvador.

Operação

O Grupo de Apoio Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) prendeu nesta quinta-feira (11) três pessoas durante a operação, “ Inventário”, cumprindo também mandados de busca e apreensão nos municípios de Lauro de Freitas e Salvador.

A Operação é fruto de Procedimento Investigatório Criminal (PIC) que investiga fraudes identificadas no bojo de processos judiciais em trâmite no âmbito da 11ª Vara de Família, Sucessões, Órfãos, Interditos, Ausentes da Comarca de Salvador/BA, supostamente praticadas por organização criminosa composta por advogados, serventuário e particular responsável por falsificação de documentos.

Está sendo apurado indícios da prática de crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa, corrupção ativa e passiva, estelionato, fraude processual, uso de documento falso e alteração de dados no sistema. Com base nesses indícios, foram deferidos pela Vara dos feitos relativos a delitos praticados por Organização Criminosa da Comarca de Salvador (VCRIM) os pedidos do Ministério Público Estadual de 03 prisões preventivas, além de 11 buscas e apreensões em endereços residenciais dos investigados e escritórios de advocacia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags