Justiça

Presidente do STJ diz que está mantida retomada das atividades nesta segunda

Agência Brasil
Processos encaminhados à presidência da Corte continuam sendo examinados após ataque hacker  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 08/11/2020, às 10h50   Yasmin Garrido


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, afirmou, por meio de nota, neste sábado (7), que a retomada gradual das operações do sistema de informática da corte, interrompida após o ataque hacker sofrido, está mantida para esta segunda-feira (9).

“O trabalho de restabelecimento dos sistemas do tribunal avança conforme o esperado e com as precauções que a situação demanda (...) Os dados estão sendo recuperados a partir do backup”, escreveu.

Já na sexta-feira (6), o ministro havia garantido que o backup dos 255 mil processos da corte estaria completamente íntegro. Mesmo com o ataque sofrido, na última terça (3), na rede de tecnologia do tribunal, os processos urgentes encaminhados à presidência da corte permaneceram com apreciação normal, inclusive durante o fim de semana.

“Além de contar com a colaboração do Comando de Defesa Cibernética do Exército brasileiro, a Presidência do STJ recebeu, também, apoio da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, do Governo Federal”, diz trecho do documento.

Ainda segundo o ministro Humberto Martins, “a Polícia Federal está apurando os efeitos do ataque hacker à rede de tecnologia da informação do tribunal, inclusive com relação à extensão do acesso aos arquivos, bem como sobre eventual cópia de dados. A investigação do crime segue em inquérito sigiloso”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp