Justiça

Laudo pericial atesta que Doria violou direito autoral de Marisa Monte e Arnaldo Antunes

Reprodução // Agência Brasil
Documento pode ser contestado pelo governador   |   Bnews - Divulgação Reprodução // Agência Brasil

Publicado em 16/11/2020, às 15h07   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um laudo pericial realizado por determinação judicial atestou que João Doria (PSDB), então prefeito de São Paulo, hoje governador do estado, violou os direitos autorais dos cantores e compositores Marisa Monte e Arnaldo Antunes. Em agosto de 2017, Doria publicou em suas redes sociais um vídeo sobre a inauguração de um campo de futebol no parque Ibirapuera, em São Paulo, no qual aparece ao lado do ex-jogador Ronaldo Nazário. Na gravação, durante 45 segundos, ouve-se ao fundo a música "Ainda bem", composta em 2010 por Marisa e Arnaldo.

Por conta da utilização da música sem autorização, os cantores cobram do governador uma indenização de R$ 220 mil. "O vídeo possui o claro intuito de promover a imagem pessoal de Doria", disse o advogado Caio Mariano, que representa os compositores, à Justiça. "Cabe ressaltar que Marisa Monte nunca autorizou nem jamais autorizaria o uso de sua voz ou mesmo interpretaria qualquer canção para qualquer publicidade, de qualquer segmento que seja, muito menos político-partidário."

Doria se defendeu alegando que não houve a intenção deliberada de fazer utilização irregular da música. Afirma que, quando fez a gravação, nem percebeu que havia uma música de fundo. "A obra musical de autoria de Marisa Monte e Arnaldo Antunes não foi voluntariamente escolhida para estar no vídeo", disse sua defesa, no processo. "A música, com o devido respeito à obra e criação, não guarda nenhuma relação com as imagens e nem com as palavras proferidas pelo governador", afirmou Leonardo Bertolazzi, seu advogado, à Justiça. 

"Convenhamos que, para falar de esporte, se fosse o caso de escolher e sincronizar uma canção, sem dúvida seria uma obra mais frenética e com o dinamismo e força que a temática pedia." No laudo judicial, a perita Beatriz Monteiro afirma considerar que os direitos patrimoniais e autorais dos compositores foram violados, sim, ainda que o material tenha sido produzido em um evento público e aberto. 

"Houve a edição de vídeos, e foi mantida a trilha sonora, contendo a reprodução parcial da música, que nesta forma requereria autorização", disse. "A falta de autorização fere a lei". A Justiça ainda não tomou uma decisão sobre o processo. O laudo pode ser contestado pelo governador.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp