Justiça

STF prorroga inquérito que investiga compra de apoio do PP à chapa Dilma-Temer

Carlos Moura/STF
Polícia Federal solicitou a prorrogação alegando a necessidade de novas diligências   |   Bnews - Divulgação Carlos Moura/STF

Publicado em 15/09/2021, às 21h42   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, determinou a prorrogação por mais 30 dias o inquérito que investiga um suposto esquema de corrupção e lavagem de dinheiro para o apoio do partido Progressistas (PP) ao governo da ex-presidente Dilma Rousseff. O atual ministro da Casa Civil, senador licenciado e presidente do PP, Ciro Nogueira, é acusado de receber propina do grupo empresarial J&F em troca do apoio à chapa Dilma-Temer. 

A Polícia Federal solicitou ao STF a prorrogação do inquérito para realizar diligências pendentes, dentre elas os depoimento de Ciro Nogueira e de Edinho Silva, ex-ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) no governo Dilma.

A Procuradoria-Geral da República se manifestou de forma favorável ao pedido, ressaltando que a apuração vem permitindo o esclarecimento dos fatos, mas ainda precisa de novas diligências.

“O esforço investigativo realizado no bojo do presente Inquérito permitiu que importantes passos fossem dados em direção à elucidação dos fatos investigados. Entretanto, o completo esclarecimento dos fatos ainda demanda novas diligências e, assim, a continuidade das investigações.”

Na decisão, Rosa Weber considerou que as diligências seriam "pertinentes ao objeto da investigação, proporcionais sob o ângulo da adequação, razoáveis sob a perspectiva dos bens jurídicos envolvidos e úteis quanto à possível descoberta de novos elementos que permitam o avanço das apurações". Ela também permitiu o acesso da defesa de Edinho aos autos. 

Além de Ciro Nogueira e Edinho Silva, também são investigados neste inquérito os empresários Joesley Batista e Ricardo Saud.

Leia mais:

https://www.bnews.com.br/noticias/politica/316170,mae-de-ciro-nogueira-toma-posse-no-senado.html

https://www.bnews.com.br/noticias/politica/322043,ciro-nogueira-e-lira-se-reunem-com-gilmar-mendes-apos-discurso-de-fux.html

https://www.bnews.com.br/noticias/politica/315361,senador-ciro-nogueira-assumira-comando-da-casa-civil-diz-presidente.html

https://www.bnews.com.br/noticias/politica/316060,bolsonaro-nomeia-ciro-nogueira-para-a-casa-civil.html

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp