Justiça

Após Deltan anunciar carreira política, Gilmar Mendes dispara: "Demonizou-se o poder para apoderar-se dele"

Fellipe Sampaio /SCO/STF
Quando presidente da 2ª turma do STF, o ministro não poupou críticas ao trabalho de Moro e Dallagnol durante sua participação no julgamento do Habeas Corpus 164.493, impetrado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e que tornou o ex-juiz - e ex-ministro de Bolsonaro - suspeito para julgar o petista.   |   Bnews - Divulgação Fellipe Sampaio /SCO/STF

Publicado em 05/11/2021, às 13h07   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), usou sua conta oficial no Twitter nesta sexta-feira (5) para avaliar que, no Brasil, "demonizou-se o poder para apoderar-se dele”. 

Mendes não citou nomes, mas o tweet foi concebido no dia seguinte ao ex-coordenador da Lava-Jato, Deltan Dallagnol, informar que pediria exoneração do Ministério Público Federal (MPF) para ingressar na carreira política partidária. 

Dallagnol foi sondado pelo Podemos — mesmo partido que o ex-juiz Sergio Moro, outro nome da Lava Jato, se filiará na próxima quarta-feira (10). 

Após abandonar a magistratura para assumir o ministério da Justiça do governo Jair Bolsonaro (sem partido) e trabalhar para o escritório de advocacia responsável por administrar a recuperação judicial da Odebrecht - um dos principais alvos da Lava Jato -, Moro pretende participar das eleições do ano que vem.  

"Alerto há alguns anos para a politização da persecução penal. A seletividade, os métodos de investigações e vazamentos: tudo convergia para um propósito claro - e político, como hoje se revela. Demonizou-se o poder para apoderar-se dele. A receita estava pronta", escreveu Mendes.  

Quando presidente da 2ª turma do STF, o ministro não poupou críticas ao trabalho de Moro e Dallagnol durante sua participação no julgamento do Habeas Corpus 164.493, impetrado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e que tornou o ex-juiz - e ex-ministro de Bolsonaro - suspeito para julgar o petista. 

Leia Também

Eleição OAB-BA: Ordem está “fechada num feudo”, avalia Dinailton Oliveira

Justiça eleitoral anula candidaturas do PL no interior da Bahia por fraude em cota de gênero

Grávida recebe indenização após ser diagnosticada com DST; saiba quanto

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp