Política

Benefício a Queiroz coloca Noronha como candidato ao STF, avaliam bolsonaristas

Divulgação/CNJ
Ministro do STJ autorizou prisão domiciliar de ex-assessor de Flávio Bolsonaro  |   Bnews - Divulgação Divulgação/CNJ

Publicado em 10/07/2020, às 09h27   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Integrantes do governo avaliam que as decisões do ministro João Otávio de Noronha, do STJ, na linha do que esperava o Palácio do Planalto “cacifam o ministro” como um dos candidatos ao Supremo Tribunal Federal (STF). A informação é do blog da Andréa Sadi, no G1.

Noronha é visto como um ministro que agrada ao Planalto em diferentes temas, como a decisão que desobrigou Bolsonaro de exibir exames de saúde, em maio, e a decisão de ontem, que mandou para prisão domiciliar Fabricio Queiroz e Marcia Aguiar, casal que, pela proximidade com a família Bolsonaro, preocupa o governo.

Bolsonaro terá direito a fazer duas indicações ao STF até 2022, com a aposentadoria dos ministros Celso de Mello (2020) e Marco Aurelio Mello (2021). Para a primeira vaga, aliados do presidente acreditam que o mais cotado é André Mendonça, ministro da Justiça. Mas a segunda vaga ainda provoca dúvidas sobre um favorito.

Por isso, acreditam, Noronha pode disputar a preferência, por exemplo, com o ministro Jorge Oliveira (Secretaria-Geral). Nos bastidores do Judiciário, a decisão de Noronha sobre a prisão domiciliar de Queiroz e a mulher dele foi vista como “inusual”. Integrantes do STJ acreditam que a 5ª Turma da corte poderá reverter a decisão, mas ainda não há data para isso ocorrer.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp