Política

Presidente do STF planeja resposta para ameaças de Bolsonaro às eleições

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 30/07/2021, às 17h44   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, planeja usar o discurso de retomada dos julgamentos na Corte na segunda-feira (2), após o recesso do Judiciário, para às ameaças de Jair Bolsonaro (sem partido) sobre a realisacao das eleições em 2022. 

De acordo com o jornal O Estado de S.Paulo, Fux prepara uma resposta também à suposta tentativa de intimidação do ministro da Defesa, Walter Braga Netto, descrita em reportagem do Estadão. O ministro teria mandado um interlocutor avisar aos Poderes que não haveria eleições de 2022 se não fosse aprovado o voto impresso.

Fux deve discursar em defesa da democracia, destacando que os Poderes não podem extrapolar o seu papel no Estado de Direito. Em conversas reservadas, o ministro disse que avalia citar nominalmente as Forças Armadas e Braga Netto. Há, ainda, a possibilidade de que a declaração seja mais genérica, evitando despertar animosidade no meio militar, mas que, mesmo assim, cumpra o papel de sinalizar aos outros Poderes e à caserna o comprometimento do Supremo com a estabilidade democrática.

Em live na quinta-feira (29), retransmitida pela TV Brasil, Bolsonaro usou uma série de alegações falsas para contestar a segurança da urna eletrônica, além de repetir ataques ao TSE e ao ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Durante o discurso de Bolsonaro, a Corte eleitoral rebateu as acusações por meio de checagens enviadas à imprensa. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp