Eventos / Lavagem do Bonfim

Tinoco coloca na conta de ACM Neto participação da BaianaSystem no Furdunço 2019

Adenilson Nunes / BNews
O secretário de Cultura e Turismo afirmou que há possibilidade mesmo sem inscrição da banda no edital   |   Bnews - Divulgação Adenilson Nunes / BNews

Publicado em 17/01/2019, às 12h48   Tamirys Machado e Tiago Di Araujo


FacebookTwitterWhatsApp

A decisão será do prefeito ACM Neto (DEM) se o grupo BaianaSystem vai ou não participar do Furdunço 2019. Foi o que deixou claro o secretário de Cultura e Turismo, Claudio Tinoco (DEM), em entrevista ao BNews na manhã desta quinta-feira (17), durante sua participação na Lavagem do Bonfim.

Isso porque a banda não fez a inscrição no edital para participação na festa pré-carnavalesca e que teve a lista com 118 atrações classificadas divulgada na última terça-feira pela Empresa Salvador Turismo (Saltur).

"Inscrição no chamamento não houve. Mas, isso não é impedimento para participação deles. Vai depender exatamente da análise de capacidade de investimento da prefeitura, o tamanho do Furdunço a partir do edital e a decisão do prefeito de fazer esse convite", declarou.

Diferente do presidente da Saltur, Isaac Edington, que declarou em tom áspero que "todo ano a BaianaSystem se acha no direito de se auto-convidar" e que "não dá para querer ficar o tempo todo correspondendo ao BaianaSystem", o secretário adotou um discurso muito mais pacífico ao rasgar elogios ao grupo que se tornou tradição na festa pré-carnavalesca, arrastando multidões para as ruas da Ondina e da Barra, e garantiu a possibildade da participação da banda no evento.

"A possibilidade existe porque ela tem sido participante do Furdunço nas edições passadas a convite da prefeitura. Eu particularmente fico feliz com a manifestação de Passapusso de ter interesse em se apresentar no Furdunço, isso demonstra que ele também tem uma compreensão da importância  e da força musical que o Furdunço leva para o Carnaval. Do ponto de vista técnico é uma atração que colabora muito com o Furdunço, com o volume de pessoas, tem um público cativo, é de fato, do ponto de vista musical, uma das grandes renovações da música baiana, já consagrada, com premiação nacional. Então, todos esses elementos levam a gente sempre ter a BaianaSystem como uma referência".

Presidente da Saltur se irrita ao ser questionado sobre possível ausência da BaianaSystem no Furdunço 2019

Tinoco ainda citou a polêmica em 2017, quando o cantor Russo Passapusso puxou um coro de “Fora Temer” durante o desfile que fez no Furdunço, e garantiu que a manifestação não incomodou a prefeitura.

"No ano passado inclusive, aconteceu uma polêmica que levantaram de forma muito indevida porque no Carnaval de 2017, a banda e seu líder fizeram declarações que incomodaram algumas pessoas, mas não à prefeitura, não ao prefeito ACM Neto, não a mim como secretário de Cultura dessa cidade".

Como exemplo, lembrou a manifestação contra Daniela Mercury no Festival Virada Salvador. "A gente teve o exemplo agora no Festival Virada quando houve uma onda de manifestações em redes sociais contrária à participação de Daniela Mercury no Festival Virada. E o prefeito ACM Neto deixou muito claro que a contrariedade, seja qual fosse a dimensão, não levaria de forma nenhuma a prefeitura a desconsiderar a importância da artista e a participação dela".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp