Eventos / Lavagem do Bonfim

Almeida diz que Targino confunde regime geral e próprio da previdência ao criticar situação

Vagner Souza/BNews
O deputado Targino Machado (DEM) acusou base do governador Rui Costa de "incoerência" por defender mudança na previdência de servidores estaduais   |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 16/01/2020, às 08h28   Victor Pinto e Marcos Maia


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado estadual Robinson Almeida (PT) respondeu às críticas realizadas pelo líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado Targino Machado (DEM) quanto a postura da situação no episódio sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 158. O texto definia mudanças no regime de previdência dos servidores estaduais.  

Targino acusou a situação de incoerência ao propor as alterações pouco tempo após se manifestar contrário a reforma da previdência aprovada pelo congresso nacional no segundo semestre de 2019. O texto foi oferecido pela equipe econômica do presidente Jair Bolsonaro.

"Ele está confundindo o debate de regime geral de previdência com o do regime próprio, e colocando a questão da reforma da previdência em um buraco só. O que na verdade são coisas distintas", explicou Almeida nesta quinta-feira (16), pouco antes da saída do cortejo da Lavagem do Senhor do Bonfim.

O deputado recorda que seu grupo político foi contra itens da proposta oferecida por Bolsonaro, relativos à aposentadoria dos trabalhadores rurais, do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Sistema de Capitalização. Os três itens acabaram sendo excluídos da redação final do texto aprovado.

O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) conseguiu uma liminar na Justiça para suspender a tramitação da PEC 158 no último sábado (11). Posteriormente, o governador Rui Costa encaminhou para a Assembleia Legislativa uma nova PEC, a 159, que traz uma nova proposta para a Previdência dos servidores.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp