Eventos / Lavagem do Bonfim

Lavagem do Bonfim: Conheça detalhes sobre o trajeto da procissão de uma das festas mais tradicionais da Bahia

BNews
A Lavagem do Bonfim é marcada por oito quilômetros de um cortejo de pura fé  |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 07/01/2024, às 06h30 - Atualizado em 10/01/2024, às 17h32   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

Comemorado sempre na segunda quinta-feira do ano, a tradicional Lavagem das escadarias do Bonfim acontece há cerca de 280 anos. Muita devoção, tradição e múltiplas manifestações de fé engrandecem os 8 quilômetros de cortejo entre os bairros do Comércio e do Bonfim até a Colina Sagrada. Em 2024, a festa acontece no próximo dia 11 de janeiro.

Os fiéis partem em uma procissão com saída da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia antes das 8h. É neste horário que acontece a realização do Ato Ecumênico, que conta com a presença de autoridades políticas locais, líderes e representantes de diversas correntes religiosas, que saúdam os milhares de presentes unidos em uma só corrente.

Trajeto

O caminho oferece um lindo passeio turístico pelas ruas da Cidade Baixa. A própria Igreja da Conceição da Praia, construída no século XVII, em estilo gótico por determinação de Tomé de Souza, é um dos grandes símbolos da cidade. 

Depois, os fiéis passam por dois cartões postais: Elevador Lacerda, que liga a Cidade Baixa à Cidade Alta, e o Mercado Modelo, que hoje vende artesanato e respira a cultura baiana.

A caminhada segue pela Av. Miguel Calmon e pela Av. Jequitaia, onde tem o Mercado do Ouro, construído no fim do século XIX. Ainda nesta avenida, tem o Museu du Ritmo e o Plano Inclinado, que liga a Cidade Baixa ao Santo Antônio Além do Carmo. Mais à frente, os fiéis passam pelo bairro da Calçada, que abriga a Feira de São Joaquim, uma das mais populares da cidade.

Na sequência, se deparam com o Largo da Calçada, onde está a antiga estação de trem que ia até o Subúrbio Ferroviário de Salvador. Andando mais um pouco, a multidão chega até o Largo de Roma, nas proximidades das Obras Sociais Irmã Dulce.

Relato

Para Alexandre Fateicha, que participou da procissão desde criança, mas que nos últimos anos precisou parar por conta de uma doença rara que limita seus movimentos, nada é mais bonito que a fé.

"Eu via, desde menino, o rosto emocionado das pessoas naquele percurso. Eu não me importava de andar tanto. Às vezes encostava pra descansar, chegava depois da multidão, mas eu via a força que a fé tem. É muito lindo crescer e perceber que, ao longo daqueles oito quilômetros, não existe problemas nenhum, conflito entre pessoas de religiões distintas, elas estão ali por um único motivo", diz.

História

Segundo relatos históricos, a Lavagem começou com os moradores da região que tinham o objetivo de lavar a igreja para deixá-la pronta para a Festa do Bonfim, realizada pelo catolicismo no segundo domingo após o Dia de Reis. A “faxina” do templo religioso acontecia três dias antes da festa, numa quinta-feira. Há quem também diga que a tradição foi iniciada por um devoto de Oxalá, orixá do candomblé. 

Patrimônio

A Basílica de Nosso Senhor do Bonfim, localizada na Colina Sagrada, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1938, com registro no Livro de Belas Artes.

Já em 2014, a festa recebeu o título de patrimônio cultural imaterial brasileiro, com reconhecimento pela Fundação Palmares e pelo Iphan, consolidando a festa como referência cultural da Bahia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp