Meio Ambiente

“No Dia Mundial do Meio Ambiente Salvador tem o que comemorar”, diz Unidunas

Publicado em 04/06/2015, às 12h16   Tony Silva (Twitter:@Tony_Silva)


FacebookTwitterWhatsApp

O Parque ecológico e horto da restinga, Parque das Dunas / Unidunas, tem 6 milhões de metros quadrados - o maior parque urbano do Brasil  - é reconhecido como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) / Unesco. Ele está localizado na Praia do Flamengo, em Salvador. Nesta sexta-feira (5), trás mais uma vez um grande público para participar de suas atividades.

Uma programação especial voltada a Semana do Meio Ambiente, que encerra nesta sexta-feira (5), trará novidades, que influenciam na área ambiental e ecológica de Salvador e Região Metropolitana (RMS). Alguns dos exemplos são: o meliponário (colmeias de abelhas brasileiras e nordestinas, que não têm ferrão e produzem mel de boa qualidade); a galeria, ‘seres de restinga’ (que expõe fotos de todos insetos da natureza do Parque das Dunas; auditórios ambientais; sala verde, além da grande atração do parque, que são as trilhas interpretativas.

Nesta sexta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, Salvador tem o que comemorar. Só em 2014 mais de 26 mil pessoas, entre crianças e jovens das redes pública e privada de ensino, além de turistas brasileiros e estrangeiros visitaram o parque e participaram das diversas atividades ambientais. Neste ano de 2015, o Parque das Dunas aumentou sua estrutura e atrativos. Tanto o que já existia desde o início do projeto na década de 90, até as novidades de 2015, tem como maior objetivo proporcionar educação ambiental, para crianças, jovens e toda sociedade.

Segundo o idealizador do Parque das Dunas / Unidunas, o maior legado ambiental é o conhecimento sobre importância dessa riqueza. “Através do ‘conhecer para conservar’ nas nossas trilhas interpretativas mostramos que estas dunas, não são apenas montes de areia, é um monte de vida também. O que queremos aqui, é salvar 6 milhões de metros quadrados de dunas lagoas e restingas no município, que influenciam diretamente na vida dos soteropolitanos”, afirmou.

Com esperança na administração e no olhar ambiental da atual gestão de Salvador, Jorge destacou sua expectativa da capital baiana ganhar um grande título. “Salvador a partir de agora será conhecida também como terra da ecologia”

Ainda de acordo com Jorge Santana, Salvador possuía dunas, restingas e lagoas do bairro de Amaralina, até as praias de Stella Maris e Flamengo. Atualmente só restam 6 milhões de metros quadrados, que a Unidunas administra em parceria com a Prefeitura Municipal de Salvador, através da secretaria Cidade Sustentável.

Para apresentação das novas estruturas do Parque das Dunas / Unidunas nesta sexta-feira (5), são esperadas autoridades políticas, a exemplo do prefeito ACM Neto, além de instituições de ensino públicas e privadas, Ongs e o público em geral envolvido com as causas ambientais.  

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp