Meio Ambiente

Vale jogou mais rejeitos em barragem do que tinha declarado, aponta documento

Publicado em 05/12/2015, às 07h19   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Um documento do Departamento Nacional de Produção Mineral, obtido com exclusividade pelo Jornal Nacional, mostra que a Vale jogou mais rejeitos na barragem de Fundão do que tinha declarado. A empresa é dona da Samarco, junto com a BHP.
Os técnicos do DNPM vistoriaram a barragem de Fundão, que se rompeu no início do mês, e a mina da Vale, que fica ao lado. O documento mostra que os rejeitos produzidos pela Vale eram levados até Fundão por meio de tubos.
Pelo laudo, é possível afirmar que a quantidade de rejeitos de mineração que a Vale lançava era muito maior do que os 5% que a companhia anunciou.
De acordo com o documento, no ano passado, o total de rejeitos líquidos jogados na barragem de Fundão passou de 18 milhões de metros cúbicos. A Vale foi responsável por 28% desse total.
“A Vale contribuiu com quase 30% do rejeito depositado na barragem de Fundão. Diante desse volume declarado da deposição de rejeitos, mais uma vez se confirma a orientação seguida pelo Ministério Público Federal de que, no contexto de responsabilização, nós tratamos a Vale, a BHP e a Samarco dentro do mesmo grupo de responsáveis", afirma Jorge Munhós, procurador da República.
A Vale não quis comentar a investigação do Ministério Público Federal. A empresa já afirmou que, por contrato, a Samarco era a responsável pela gestão, pelo controle e pela operação da barragem de Fundão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp