Meio Ambiente

Engenheiro que projetou barragem diz que alertou Samarco sobre risco

Publicado em 16/01/2016, às 09h18   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Um ano antes de a barragem de Fundão, da Samarco, se romper em Mariana (MG), o engenheiro projetista da estrutura alertou a mineradora sobre um "princípio de ruptura" na margem esquerda do reservatório, devido ao aparecimento de uma trinca.
Em depoimento à Polícia Federal obtido pela Folha, ele afirmou que a situação observada era "severa" e "necessitava de uma providência maior do que a que Samarco estava tomando".
As informações foram prestadas pelo engenheiro Joaquim Pimenta de Ávila em dezembro passado. Além de projetista, ele também era responsável oficial pela barragem ao menos até 2012.
Segundo Ávila, o reforço construído no local não considerava a liquefação, quando a estrutura da barragem passa do estado sólido para o líquido –o que pode resultar em rompimento.
A trinca foi analisada pelo engenheiro em setembro de 2014, mas, segundo soube pela Samarco, ela havia aparecido um mês antes. Afastado da mineradora desde 2012, Ávila passou a prestar consultoria à empresa em 2014, conforme explicou à PF.
Ele recomendou o redimensionamento do reforço na estrutura, a instalação de ao menos nove piezômetros (instrumentos para medir a pressão da água no solo) e o acompanhamento diário da posição do nível da água –se ele subisse, a empresa deveria bombeá-la para fora da barragem.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp