Meio Ambiente

Mais de 90 baleias encalharam nas praias brasileiras em 2017

Roberto Viana/BNews
Segundo dados do Projeto Baleia Jubarte, o número é o maior desde os primeiros registros, em 2002  |   Bnews - Divulgação Roberto Viana/BNews

Publicado em 29/09/2017, às 09h44   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Desde o início do ano, 97 baleias encalharam no litoral  brasileiro e apenas duas sobreviveram, segundo dados do Projeto Baleia Jubarte. O número é o maior desde os primeiros registros, em 2002.

Veterinários especialistas em baleias ouvidos pela "BBC Brasil" alertam que esse número deve subir ainda mais até o fim do ano. Isso porque o pico de encalhes ocorre em agosto e setembro. De acordo com o coordenador de pesquisa do Projeto Baleia Jubarte, Milton Marcondes, a maior parte desses animais morrem no mar e são levados pela correnteza até a areia.

"Em 2002, a população estimada era de 3,4 mil baleias-jubarte, enquanto em 2015 (último levantamento) já passava dos 17 mil. Com uma população maior, há mais chances de ocorrerem encalhes tanto por causas naturais (doença, velhice, ataque de predadores) como por causas relacionadas ao ser humano, como colisão com navios", explicou Marcondes à publicação.

Ele ainda ressaltou que a intoxicação causada pela ingestão de lixo, além dos recorrentes casos de animais que se enroscam em redes de pesca e o atropelamento por navios, são causas de mortes entre as baleias.

Vale lembrar que no dia 12 de setembro, um catamarã que faz a travessia Morro de São Paulo x Salvador,com 26 passageiros e três tripulantes, bateu em uma baleia. Ninguém à bordo ficou ferido, mas após o acidente, a embarcação precisou ser escoltada por um navio da Capitania dos Portos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp