Meio Ambiente

Período de estiagem aumenta número de focos de queimadas na Bahia

Divulgação
Estiagem deixou 230 dos 417 municípios baianos sob decreto de situação de emergência,   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 16/10/2017, às 14h15   Redação BNews



O longo período de estiagem no interior do nordeste e norte de Minas Gerais reflete de forma negativa sobre o Rio são Francisco e seus afluentes, e consequentemente faz aumentar o número de focos de queimadas. 

A estiagem deixou 230 dos 417 municípios baianos sob decreto de situação de emergência, informa o A Tarde, inclusive com reconhecimento pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do ministério da Integração Nacional.

Segundo a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), já foi certificado que 227 municípios passam por dificuldades por falta de chuvas, atingindo aproximadamente cinco milhões de pessoas.

As condições climáticas, como calor e baixa umidade do ar, aumentaram o número de focos de queimadas. Nos primeiros 12 dias de outubro já foram identificados 1813 focos de incêndio, conforme dados do Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Durante o mês de setembro, o programa notificou 1791 focos. 

Esse ano, o Inpe registrou 5895 focos ate o dia 12 de outubro na Bahia. No mesmo período do ano passado, foram contabilizados 5002 focos, um aumento de 17%. As ocorrências acontecem, principalmente, nas regiões oeste do São Francisco e nas áreas da caatinga.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp