Meio Ambiente

Fundadora do Projeto Tamar ressalta importância do trabalho com comunidade

Reprodução
Iniciativa existe há 38 anos  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 07/04/2018, às 00h26   Yasmim Barreto


FacebookTwitterWhatsApp

O Projeto Tamar, fundado há 38 anos, conseguiu gerar cerca de 1800 oportunidades de emprego e renda no Brasil. De acordo com Neca Marcovalde, fundadora do projeto, a valorização cultural, educação ambiental e geração de emprego são os pilares do trabalho com a comunidade.  

‘’Nós temos programas de educação de jovens e crianças, participamos de todas as atividades culturais, tentamos restabelecer atividades culturais que os jovens já não tinham mais’’. 

Além disso, ela ressaltou que o trabalho de 38 anos estabeleceu uma relação de confiança e legitimidade com a população. 

‘’Isso criou valor ao longo do tempo porque o Tamar se mantém, ele não veio aqui e tirou, fez alguma coisa e foi embora’’.  De acordo com a idealizadora, após os 38 anos foi possível mostrar as pessoas, através da geração de emprego, que as tartarugas são mais valiosas vivas do que mortas.  

Como exemplo, Marcovalde citou um dos biólogos do Tamar, de Praia do Forte, Mazinho, que cresceu no projeto e começou participando de um programa educacional para crianças e pré-adolescentes, o Tamarzinho. 

‘’Hoje Mazinho é um biólogo como vários apoiados por nós. Porque a gente entende que são eles que vão assumir o Tamar do futuro’’.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp