Meio Ambiente

Golfinhos são encontrados mortos em Itaparica

Imagem Golfinhos são encontrados mortos em Itaparica
Ambientalistas apuram causas das mortes   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 07/10/2011, às 10h58   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp


Ambientalistas estão preocupados com o alerta que vem do mar na Ilha de Itaparica, na Bahia. Seis golfinhos foram encontrados mortos na localidade somente no mês de setembro.

O último caso, que foi registrado há cerca de dez dias e trouxe novas dúvidas sobre as possíveis causas das mortes. Os animais são da espécie Sotalia guianensis, mais conhecida como boto cinza.

"Todos os golfinhos estavam na mesma região. Ainda não sabemos os motivos destas mortes. Apesar disso, percebemos que o corpo da maioria deles estava intacto, sem sinais de agressão”, declarou o mergulhador José Carlos, da Organização Socioambientalista PRÓ-MAR.

Os mamíferos foram encontrados nas proximidades da Costa de Vera Cruz e a maioria não apresentavam lesões visíveis.

Incertezas também permeiam a análise feita pelo biólogo da ONG, Eduardo Marocci. Ele assegura, entretanto, que é necessário um estudo detalhado do caso. "Precisamos realizar necropsias nestes animais para saber o que de fato aconteceu. Isso é o que vai fazer ter mais segurança sobre o ocorrido", explicou.

Há possibilidade de que o grupo tenha se afastado da costa e se perdido. Além disso, a área sofre com as pescas com bombas e com uso de compressor, assim como diversas outras formas de exploração desordenada. Isso poderia ter suscitado a morte dos animais.

Um relatório está sendo produzido com todas as informações colhidas pela ONG. O texto deverá ser entregue ao Instituto dos Mamíferos Aquáticos num prazo estimado de dez dias.

Com informações do Correio*


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp