Meio Ambiente

Sustentabilidade: Programa dá descontos em troca de recicláveis

Divulgação
Não são aceitos baterias, lâmpadas, medicamentos, embalagens metalizadas, isopor e nem resíduo orgânico  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 05/07/2019, às 05h37   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A separação de resíduos recicláveis pode proporcionar uma renda extra aos moradores de Salvador. Um programa que incentiva hábitos de coleta seletiva, realizado através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), a Viva Schin e a startup SOLOS, funciona através de um sistema de pontuação. 

De acordo com o volume e o tipo de resíduo entregue, o participante acumula pontos e pode trocá-los por diversos benefícios, como gratuidade em cursos profissionalizantes e descontos em exames médicos. A iniciativa faz parte do programa SO+MA Vantagens, realizado também em São Paulo e Curitiba.

“Essa é uma iniciativa que, além de proporcionar benefícios para a cidade de ordem ambiental e econômica, porque permite que o cidadão troque materiais recicláveis por bonificação como moeda de engajamento no comércio local, também tem cunho social, uma vez que cria novos hábitos e um ambiente empreendedor nas comunidades de baixa renda”, citou o titular da Secis, André Fraga.

O programa conta com a participação de 800 famílias e recebeu mais de 17 toneladas em seus quatro meses de operação em Periperi e dois meses em Paripe. Os benefícios do SO+MA Vantagens podem ser solicitados nas unidades da Casa SO+MA, que estão localizadas na Praça da Revolução, em Periperi, e em frente à Praça João Martins, em Paripe, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.

A Cooperativa dos Agentes Ecológicos do Paraguary (Cooperguary) recolhe semanalmente os materiais entregues pela população nas unidades. Em seguida, são encaminhados para a sede da entidade. Não são aceitos baterias, lâmpadas, medicamentos, embalagens metalizadas, isopor e nem resíduo orgânico.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp