Meio Ambiente

Nova imagem de satélite na quarta-feira mostrará dimensão de manchas de óleo na Bahia

Vagner Souza/ BNews
João Carlos Oliveira ressalta que existe um risco mínimo de atingir litoral baiano e espera por novas imagens  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/ BNews

Publicado em 14/10/2019, às 16h12   Henrique Brinco e Marcio Smith


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira, afirmou na tarde desta segunda-feira (14) que a pasta esperará por novas imagens da mancha de óleo no litoral baiano. "Nós vamos ter na quarta-feira (16), uma nova imagem de satélite, aí teremos uma avaliação mais criteriosa [...] Eu sobrevoei o litoral norte, de Salvador até Condé. A maior concentração de manchas, está na praia de Jacuípe ", complementou Oliveira.

O secretário ressaltou ainda a importância de cuidarmos das praias e pediu o apoio da população baiana. " A praia é um patrimônio que a natureza coloca à disposição da gente e nós temos que preservar", ressaltou Oliveira.

Entenda:

Uma mancha de óleo cru de 21 quilômetros quadrados e outra de 3,3 quilômetros quadrados estão a cerca de 100 quilômetros de distância do litoral brasileiro. As anomalias foram identificadas pelo professor do curso de Oceanografia da UFBA (Universidade Federal da Bahia), Pablo Santos, que é especialista em sensoriamento remoto.

As manchas foram identificadas por um satélite da União europeia, cuja base de dados é parcialmente pública. O radar identificou a mancha às 7h55 desta sexta-feira, horário do Brasil, momento em que estava a 100 quilômetros da costa brasileira entre os estados de Sergipe e Bahia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp