Meio Ambiente

Litoral Norte tem 6 estuários contaminados por manchas de óleo, informa Rui

Roberto Viana/ BNews
O governador se reuniu com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, nesta segunda-feira (21).  |   Bnews - Divulgação Roberto Viana/ BNews

Publicado em 21/10/2019, às 19h53   Pedro Vilas Boas


FacebookTwitterWhatsApp

O governador do estado, Rui Costa (PT), informou, durante entrevista à imprensa nesta segunda-feira (21), que o Litoral Norte possui 6 estuários contaminados pelas manchas de óleo, que têm se espalhado pelas praias do Nordeste desde o início de setembro.

"Eu demonstrei que a nossa maior angústia, além do problema de 'tocar na areia', que você limpa com rapidez maior, são os problemas com os mananciais, de repercussão da vida marinha, especialmente os manguezais, que é uma área muito sensível, muito difícil de reitrar óleo de pedra de manguezal", disse, após se reunir com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto.

Na reunião, que também contou com a presença do almirante André Luiz Santana, comandante do 2º Distrito Naval e do superintendente do Ibama no estado, Rodrigo Santos Alves, a Marinha explicou sobre a dificuldade de localizar as manchas.

"A nossa inquietação é da incerteza, insegurança, de onde chegam, quando chegam os óleos e em qual praia chega. A Marinha esclaresceu que é um caso singular, que eles, com todas as tecnologias que possuem, não conseguem localizar as manchas de óleo, pela densidade do material, ela não fica na lâmina d'água, fica um pocuo submersa, o que não permite que os intrumentos existentes capturem as imagens ainda no mar. Só é possível, infelizmente, captar quando já toca na areia", explicou o governador.

Segundo o governador, uma reunião com especialistas será realizada nesta terça-feira (21), para discutir sobre uma visita técnica a ser feita ainda nesta semana. O governador voltou a ressaltar a responsabilidade do governo federal sobre o óleo no mar.

"O estado sempre pode comprar [eventuais barreiras], preciso ter orientação técnica. Nós não temos especialistas em óleo e petróleo, quem tem é a Petrobras, os orgãos federais. [...] A responsabilidade de tratar óleo no mar não compete aos estados brasileiros", afirmou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp