Meio Ambiente

Tartaruga Diego se aposenta com mais de 100 anos e contribui com nascimento de 800 filhotes

Divulgação/ Parque Nacional Galápagos
O réptil, macho, foi um dos 15 animais escolhidos para um programa de reprodução   |   Bnews - Divulgação Divulgação/ Parque Nacional Galápagos

Publicado em 14/01/2020, às 16h39   Redação BNews



A tartaruga Diego, da espécie gigante da Ilha Española, no Equador, tem mais de 100 anos de idade e vai se aposentar após ter contribuído para o nascimento de 800 filhotes, segundo a publicação do Estadão. O réptil, macho, foi um dos 15 animais escolhidos para um programa de reprodução em cativeiro no Fausto Llerena Tortoise Center, na ilha de Santa Cruz.  

O parque Nacional de Galápagos anunciou o fim do programa, na última sexta-feira (10), com uma avaliação positiva em relação as metas de conservação. O projeto de preservação da espécie ajudou a aumentar a população de tartarugas de 15 para duas mil, apontou Jorge Carrión, diretor do Parque.

Ainda conforme a publicação do Estadão, os testes de paternidade realizados apontam Diego como responsável por 40% da prole produzida. De acordo com o direto do Parque, isso se deve a personalidade forte, agressiva e ativa da tartaruga.  

Agora, Diego se aposenta e deve retornar à Ilha Española em março. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp