Meio Ambiente

Serpentes apreendidas em Brasília chegam ao Instituto Butantan

Ivan Mattos/Zoológico de Brasília
Após picar estudante acusado de tráfico de animais, "naja de Brasília" viralizou nas redes sociais  |   Bnews - Divulgação Ivan Mattos/Zoológico de Brasília

Publicado em 12/08/2020, às 15h49   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

As cobras Naja kaouthia e víbora-verde-voguel apreendidas com um estudante acusado de tráfico de animais em Brasília, chegaram ao Instituto Butantan, em São Paulo, nesta quarta-feira (12). Anteriormente, os animais peçonhentos estavam no zoológico da capital federal.

De acordo com informações da Agência Brasil, as serpentes, junto com outras cinco cobras-do-milho não venenosas, chegaram no aeroporto de Guarulhos hoje. O Butantan informa que todos os protocolos de transporte previstos pelos órgãos regulatórios estão sendo respeitados.

Uma vez no instituto, os animais foram registrados e passaram por exames clínicos gerais para entrar em uma quarentena pelo período de 30 a 40 dias. A definição sobre o destino deles será tomada após esse período. As cobras poderão ser encaminhados ao Museu Biológico ou ter atividades científicas e de educação ambiental como destino.

O estudante Pedro Henrique foi picado pela cobra naja no dia 7 de julho. Devido ao incidente, foi internado em um hospital privado na região administrativa do Gama, a 30 quilômetros do centro de Brasília. O quadro do rapaz evoluiu para estado grave e ele chegou a ser colocado em coma induzido, mas recebeu alta logo depois.

A cobra foi encontrada em uma caixa, na região central de Brasília, pelo Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA), ganhando notoriedade nas redes sociais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp