Meio Ambiente

Operação do Inema combate desmatamento ilegal da Mata Atlântica em municípios baianos

Divulgação
Além de desmatamento, Inema realizou operação contra carvoarias ilegais   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 07/12/2020, às 16h36   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Unidade Regional (UR) de Vitória da Conquista, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), realizou uma operação de combate ao desmatamento ilegal de Mata Atlântica e carvoarias ilegais, na região dos municípios de Cândido Sales e Encruzilhada, no sudoeste do estado.

“A gente vinha recebendo muitas denúncias de comércio ilegal de carvão nesses municípios. Por isso, resolvemos verificar as informações pessoalmente através de uma operação técnica, com o apoio da Polícia Militar. Chegando lá, identificamos a atividade ilegal, e, prontamente, tomamos as medidas necessárias para combatê-la, visando minimizar os impactos de desmatamento e do comércio ilegal de madeira nativa”, afirma o coordenador da UR de Vitória da Conquista, Glauber Guerra.

Com o apoio da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), o Inema destruiu 41 fornos que eram utilizados para a produção ilegal de carvão, cada um com a capacidade de queimar quatro metrosestéreo de madeira por fornada. Além disso, também foram apreendidos mais de 30 metros estéreos de madeira nativa em forma de lenha e flagrados mais de 100 hectares de mata atlântica.

De acordo com o Instituto, os responsáveis fugiram do local ao perceber a chegada da fiscalização. O Inema informou que muitos proprietários de imóveis rurais fiscalizados foram identificados durante a ação e responderão pelos crimes ambientais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp