Meio Ambiente

Ibama bloqueia venda de madeira produzida em Mato Grosso e no Pará

Divulgação/Polícia Federal
Setor empresarial prevê que o maior impacto será na construção civil do Sudeste e do Sul.  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Polícia Federal

Publicado em 19/03/2021, às 16h13   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) anunciou que irá bloquear, a partir de segunda-feira (22), a comercialização de qualquer produto florestal de origem nativa do Mato Grosso e do Pará, os maiores fornecedores dessa matéria-prima do país. O setor empresarial prevê que a construção civil do Sudeste e do Sul será mais impactado.

O motivo da punição, segundo a Folha de São Paulo, é a falta de integração dos sistemas estaduais ao Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor), o que dificulta a fiscalização por parte dos órgãos federais.

Os dois estados serão bloqueados do sistema de emissão do Documento de Origem Florestal (DOF). A madeira será passível de apreensão e multa caso os fiscais encontrem o produto em trânsito.

A integração está prevista pelo Código Florestal, aprovado em 2012, e deveria ter sido concluída em maio de 2018. Em dezembro, o Ministério do Meio Ambiente estabeleceu um limite de 90 dias para adequação, prazo que acaba nesta sexta-feira (19).

“Os estados têm essa obrigação desde 2018. O governo federal concedeu 90 dias, mas eles não cumpriram”, afirmou o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp