Meio Ambiente

Tribunal holandês ordena que Shell reduza emissões de CO2 em 45% até o final de 2030

Divulgação
A gigante do petróleo anunciou que vai recorrer da decisão judicial classificada por ela como  "decepcionante"  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 28/05/2021, às 16h33   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um tribunal holandês determinou que a Shell reduza suas emissões de CO2 em 45% até o final de 2030. A ordem foi dada na última quarta-feira (26), após denúncia apresentada em 2019 por um conjunto de organizações de defesa do meio ambiente.

As informações são da Agência AFP. "O tribunal ordena a Royal Dutch Shell que reduza suas emissões de CO2 até o final de 2030 em 45% líquido, em relação a 2019", declarou o juiz durante audiência em Haia.

Também segundo a publicação, a denúncia foi apresentada pela Milieudefensie, filial holandesa da organização Amigos da Terra. Mais de 17.000 holandeses se uniram à denúncia como parte civil.

Outras seis ONGs, entre elas o Greenpeace e a ActionAid, se uniram à causa para acusar a gigante do petróleo de não fazer o suficiente para se alinhar ao Acordo de Paris, e denunciar o que descreveram como "destruição do clima" por parte da Shell.

A empresa, por sua vez, afirma que já está tomando medidas para apoiar a transição energética. A Shell também avalia que o processo é fruto de uma decisão política e que não há base legal para as denúncias. A organização anunciou que vai recorrer da decisão judicial classificada por ela como  "decepcionante".

Donald Pols, diretor da filial holandesa da ONG Amigos da Terra, avaliou a decisão como histórica. "É a primeira vez na história que um juiz decide que um grande poluidor, a Royal Dutch Shell, deve parar de provocar uma mudança climática que é perigosa", acrescentou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp