Meio Ambiente

Junho Verde: Saiba como reduzir a produção de lixo com pequenas atitudes do dia a dia

Pixabay
Dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2020 mostram que a destinação inadequada de lixo cresce 16% em uma década   |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 04/06/2021, às 13h08   Samuel Barbosa


FacebookTwitterWhatsApp

Diminuir o volume de lixo descartado diariamente pela população nas grandes capitais é um hábito cada vez mais urgente para o bem do meio ambiente. Para que isso aconteça é importante que cada indivíduo tome para si a responsabilidade neste processo e comece nem que seja dando pequenos passos, mas que fazem grande diferença com o passar dos dias, semanas, meses e anos. 

É o que explica Joana Kalid, proprietária da Compostar. Em conversa com o BNews ela destacou algumas ações que podem contribuir com a redução do lixo em nossa rotina. “Para que nosso dia a dia seja mais limpo a gente precisa fazer escolhas mais sustentáveis. Quando a gente vai ao mercado e adquiri um produto a gente precisar pensar ‘preciso mesmo dele?’, posso reutilizar essa embalagem de alguma forma? Se você recicla no dia a dia, você deixa de gerar 90% do lixo domestico”, conta.

Joana diz que na casa dela o lixo só é jogado fora três vezes por mês, mesmo com um grande número de pessoas circulando pelo local. “Vamos ao supermercado e não trazemos sacolas plásticas, os resíduos orgânicos são compostados, o que se torna lixo são laminados, papel higiênico, fraldas, preservativos, absorventes, o resto pode ser reciclado. A gente precisa desenvolver o hábito de ter garrafinhas, sacolas retornáveis, evitar o uso de canudos, copos descartáveis, tudo isso ao longo da semana, meses e ano faz uma diferença enorme, é um trabalho de formiguinha”.

Cresce destinação inadequada de lixo

Dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2020, lançado pela Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), mostram que a destinação inadequada de lixo cresce 16% em uma década.  O montante passou de 25,3 milhões de toneladas por ano em 2010 para 29,4 milhões de toneladas por ano em 2019.

Ainda de acordo com a entidade, a destinação inadequada dos resíduos para lixões ou aterros controlados, e não para os aterros sanitários, prejudica diretamente a saúde de 77,65 milhões de brasileiros atualmente, e gera um custo ambiental e para o sistema de saúde de cerca de US$ 1 bilhão por ano.

“Se você tem o plástico, o óleo de cozinha, aparelhos eletrônicos e descarta corretamente o meio ambiente agradece. No shopping, por exemplo, quando você está comprando uma blusa as vezes ela vem embalada no papel seda, dentro de um saco, quem vem dentro de uma caixa e por último dentro de uma sacola, você pode colocar sua blusa dentro de uma sacola e levar pra casa sem precisar daquela quantidade toda de embalagens”, exemplifica Joana.  

E para quem acha que reduzir a produção de lixo no dia a dia é algo trabalhoso, Kalid explica como proceder. “O primeiro passo é ter uma sacola retornável, uma garrafinha, um copinho reutilizável e um canudinho [inox] pra quem usa. Às vezes as pessoas compram almoço na rua, o ideal é ter um estojo com talheres, é o mínimo para começar a deixar de gerar resíduos descartáveis”.

Junho Verde – Preservar é o caminho

A campanha Junho Verde – Preservar é o caminho foi lançada pelo BNews no última terça-feira (1º), e vai disponibilizar durante todo o mês materiais dedicado à conscientização ambiental. As matérias vão mostrar como atitudes simples do cotidiano podem ajudar a amenizar os problemas ambientais como o descarte correto do lixo, a reciclagem, a diminuição do consumo de água, redução de lixo no dia a dia, entre outros.

A intenção do BNews é mostrar a importância da preservação do meio ambiente, chamar a atenção da população para as questões de sustentabilidade e preservação dos recursos naturais.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp