Meio Ambiente

Junho Verde: Shopping da Bahia estimula consciência socioambiental e doação de alimentos em ação neste fim de semana

Dinaldo Silva // BNews
Pilar da sustentabilidade é um compromisso de todos os 40 shoppings do grupo Aliansce Sonae, segundo Mayara Diniz, gerente de marketing do SDB  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva // BNews

Publicado em 05/06/2021, às 13h11   Rafael Albuquerque


FacebookTwitterWhatsApp

Este sábado (5) é o Dia Mundial do Meio Ambiente e o projeto Junho Verde BNews aproveitou para acompanhar iniciativas que fomentam a consciência socioambiental e o debate acerca da sustentabilidade. Algumas delas são desenvolvidos pelo Shopping da Bahia, que tem 45 anos de história em Salvador. 

O pilar da sustentabilidade é um compromisso de todos os 40 shoppings do grupo Aliansce Sonae, segundo Mayara Diniz, gerente de marketing do SDB. 

"O pilar a sustentabilidade é um dos mais estratégicos para a Aliansce Sonae, que é nossa administradora, então isso já é um direcionamento para os 40 shoppings do grupo, e para o Shopping da Bahia, que é o primeiro do grupo, há 45 amos isso vem sendo algo bem estratégico. Temos uma série de ações", afirmou ao BNews.

Uma das ações envolve a reciclagem do papelão, segundo Mayara: "A gente pega os papelões nas lojas. Fazemos um trabalho de conscientização com os lojistas, então eles não recebem as caixas e jogam fora. A gente recolhe as caixas com eles para fazer a reciclagem". E os números impressionam: no ano de 2020 o Shopping da Bahia reciclou papelão suficiente para evitar o desmatamento de uma área equivalente a seis campos de futebol.

Todo o trabalho realizado é exposto para a população, como forma de prestação de contas e, claro, de incentivo: "A gente presta conta mensal para a população nas redes sociais, também como forma de conscientizar as pessoas".

Outro projeto importante desenvolvido pelo estabelecimento é o que permite o descarte de materiais que não podem ser jogados no lixo comum, e que muita gente não sabe onde descartar. "Temos um espaço no Shopping onde a população pode fazer a doação para reciclagem, porque às vezes a gente guarda em casa e não sabe para onde doar. Então, aqui a gente também tem local para descarte de elerônico, pilha, papel, jornal e até o óleo usado, que é de uma preocupação muito grande. Às vezes a gente cozinha, sobra o óleo,  joga na pia e isso é péssimo. Então, a pessoa pode fazer o descarte aqui e tem um benefício: voce descarta uma garrafa de dois litros de óleo e ganha um detergente de presente. Isso voce está fazendo o bem, preservando o meio ambiente e ainda tem esse benefício. O descarte acontece no segundo piso e é uma ação muito interessante", explicou Mayara Diniz ao BNews.

"Temos uma praça aqui que é alimentada por energia solar. Temos películas fotovoltaicas e a energia dessa praça é produzida por essas películas. Temos uma série de ações que fazemos o ano interior", completou a gerente de marketing do SDB.

Neste sábado, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Shopping da Bahia realiza uma ação especial. "Esse espaço aqui não é só desse Dia do Meio Ambiente, ele está montado desde abril e vai continuar. Ele traz uma série de conteúdos para a população. É um espaço bonito, esteticamente legal pra tirar foto, fazer boomerang, as pessoas gostam. A gente está chamando atenção pra essas questões do meio ambiente. Nesse final de semana a gente está chamando atenção para essa ação, onde o cliente faz a doação de um quilo de alimento e ganha uma semente mágica, que encanta as crianças. Você planta e ela cresce com o nome esperança escrito na folha. E a cada quilo de alimento que a pessoa doar, o shopping vai doar mais um. Então, nossa meta é uma tonelada, mas depende muito da união de todo mundo. Você pode doar quantos quilos quiser é muito importante e tem a questão da palavra esperança, que acho que é isso que a gente precisa". 


Questionada sobre de que forma essas ações têm impactado a população, Mayara salientou: "Sentimos, sim, esse impacto e isso tem crescido cada vez mais. Acho que tem dez anos que a gente tem caixa coletora de pilhas no shopping, caixas coletoras de lâmpadas, mas eram coisas espalhadas. Isso vem sendo uma necessidade da população e as pessoas vem nos pedindo cada vez mais. Como o shopping é muito grande, isso ficava muito disperso. Então a gente reuniu tudo em um único lugar, e isso não foi só uma iniciativa nossa, foi uma demanda dos clientes, que pediram isso e isso é muito legal. E mostrar que o shopping faz, incentiva que as pessoas façam também". 

As iniciativas desenvolvidas pelo SDB impressionam não só nos conceitos, mas também nos números. Em 2020, o centro comercial economizou mais de 295 mil horas de energia com a quantidade de latinhas recicladas; aproximadamente 1.927 kg de garrafas PET foram recicladas, o suficiente pra fabricar mais de 16 mil camisas de malha escológica; e foram enviados para reciclagem mais de 4.174 kg de plástico. Além disso, o shoppung produz 90% da energia que consome através de uma usina termoelétrica de cogeração com capacidade para produção de até 7 milhões de quilowatts por mês. Mais uma vez, isso prova que se cada um fizer sua parte, os impactos que se gera no meio ambiente pode ser bastante reduzido. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp