Meio Ambiente

Golfinho é encontrado morto na Ilha de Itaparica

Publicado em 03/03/2012, às 07h24   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Na manhã desta sexta-feira (2), a Organização Socioambientalista PRÓ-MAR encontrou um golfinho morto na praia da Gamboa, na Ilha de Itaparica. O cetáceo era da espécie sotalia guianensis e possuia marcas na cabeça, provavelmente causadas por de rede de pesca. A ONG, em outubro do ano passado, promoveu o alerta sobre mortes de seis golfinhos na mesma região.

Segundo o mergulhador científico da PRÓ-MAR, José Carlos, o mamífero tinha morrido recentemente e possuia 1,90 de comprimento, 43cm de largura e pesava 42kg. "O golfinho estava com marcas na região da cabeça, até o tronco. Muito provavelmente o animal ficou preso em redes de pesca e não resistiu, mas somente com uma necrópsia para precisar", declarou o mergulhador, que coletou alguns dados do animal para enviar ao Instituto Mamíferos Aquáticos, antes de enterrá-lo.

De acordo com o biólogo Ricardo Miranda, a escassez de recursos marinhos na região tem provocado o aumento do esforço de pesca, fato que eleva a possibilidade de incidentes. "Quanto maior a quantidade de redes, maior é a probabilidade de golfinhos e tartarugas serem capturados acidentalmente", explicou o profissional.

Os dados coletados do animal (espécie, dimensões e peso), além de fotografias, foram encaminhados ao Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA), orgão competente para o assunto.

Matéria postada originalmente às 23h24 do dia 02 de março 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp