Meio Ambiente

Junho Verde: Bitucas ganham descarte sustentável em praias das Ilhas de Maré, Frades e Bom Jesus dos Passos

Divulgação/Limpurb
Bnews - Divulgação Divulgação/Limpurb

Publicado em 24/06/2021, às 14h41   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Com a poluição frequente de lixo, as praias das Ilhas de Maré, Frades e Bom Jesus dos Passos viraram alvo de ações sustentáveis da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) para diminuir o descarte irregular, como as bitucas de cigarro e outros lixos. De acordo com a Limpurb, serão instaladas 15 bituqueiras e 15 puxa-sacos sustentáveis nas praias e restaurantes das ilhas.  

No projeto Junho Verde BNews, a reportagem traz a iniciativa da empresa municipal de limpeza. “Através dessa ação, além de reduzir o descarte irregular de resíduos deixados nas faixas de areia, queremos mostrar as pessoas que um meio ambiente mais limpo só é possível quando todos fazem a sua parte”, ressaltou o presidente da Limpurb, Omar Gordilho.

As bitucas de cigarro demoram até cinco para se decompor na natureza, por isso, o porta-voz destacou a importância descarta-las da forma correta através das bituqueiras. 

Para a socióloga, Patrícia Lessa, e moradora da Ilha de Bom Jesus dos Passos há mais de 40 anos, a iniciativa é de grande importância para a localidade. “Esse projeto, além de contribuir com a limpeza das ilhas, também ajuda a conscientizar as pessoas e a preservar nosso meio ambiente”, declarou. 

Até o momento, nove coletores já foram instalados nas três ilhas e a expectativa é ampliar ainda mais o alcance desses equipamentos. 

Rotina 

A Limpurb aponta que são coletadas, diariamente, cerca de 3,6 toneladas de resíduos domiciliares das ilhas de Maré, Frades e Bom Jesus dos Passos. Também são realizados os serviços de varrição manual de logradouros, roçagem, capinação, limpeza de praias e manguezais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp