Meio Ambiente

Amazônia perdeu equivalente a quase três vezes a área de Fortaleza em junho

Reprodução/Cícero Pedrosa Neto/Amazônia Real
No acumulado dos últimos 11 meses, 8.381 quilômetros quadrados da floresta foram devastados  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Cícero Pedrosa Neto/Amazônia Real

Publicado em 20/07/2021, às 07h53   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Dados de desmatamento reunidos pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) apontam que a Amazônia perdeu  926 quilômetros quadrados em junho deste ano. O número equivale a quase três vezes a área de Fortaleza,  capital do estado do Ceará.

As informações são do jornal Estado de São Paulo. Também segundo a publicação, no acumulado dos últimos 11 meses, foram 8.381 quilômetros quadrados desmatados. 

O Imazom, que realiza seu monitoramento através de imagens coletadas por satélite e radar, aponta para a predominância de desmatamento nos estados do Pará e Amazonas. Ambos lideram o ranking de junho de 2021, responsáveis por 69%  - 568 quilômetros quadrados - de toda a área devastada ao longo do último mês.  

O boletim do instituto aponta que, no caso do Pará, mais da metade do desmatamento no Estado está concentrada nos municípios de Altamira, São Félix do Xingu, Novo Progresso e Itaituba. Já no Amazonas, a situação tem se agravado ao sul.

O desmatamento da floresta tem crescido na área paralelamente à devastação de áreas protegidas, unidades de conservação e terras indígenas. No Estado, os municípios de Lábrea, Apuí, Boca do Acre e Novo Aripuanã são responsáveis por 143 quilômetros quadrados do total destruído em junho.

A reportagem do jornal procurou o Ministério do Meio Ambiente para repercutir os dados, mas a pasta não se pronunciou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp