Meio Ambiente

Com monitoramento de biodiversidade, Suzano realiza manejo florestal responsável na Bahia

Reprodução/Instagram @suzano_oficial
As medidas ajudam a promover a geração de trabalho e renda e contribuem com o desenvolvimento social   |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram @suzano_oficial

Publicado em 03/09/2021, às 17h36   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Com uma base florestal de 357 mil hectares no Extremo Sul da Bahia, sendo 141 mil hectares destinados à conservação da biodiversidade, que correspondem a mais de 39% do total da base, a Suzano tem adotado em suas atividades florestais uma série de ações para conciliar o cultivo do eucalipto com a conservação dos recursos naturais, a preservação dos ecossistemas e o relacionamento com as comunidades próximas. As medidas ajudam a promover a geração de trabalho e renda e contribuem com o desenvolvimento social.

A companhia realiza o manejo florestal sustentável em todas as suas áreas de plantio. De acordo com a empresa, o manejo é feito de forma a harmonizar a produtividade dos plantios florestais com a conservação do meio ambiente. 

Neste processo são empregadas práticas como o uso racional de áreas para o cultivo de eucalipto, o desenvolvimento de novos materiais genéticos e monitoramento do solo, melhoria contínua nos procedimentos e definição de programas voltados ao meio ambiente, saúde, segurança no trabalho e aspectos socioambientais.

A Suzano também realiza o monitoramento da biodiversidade nas regiões onde atua. Até o último monitoramento, realizado em 2020, foram registradas 407 espécies de aves, 61 espécies de mamíferos, 26 espécies de répteis, 24 espécies de anfíbios e 807 espécies de plantas.

Na Bahia a empresa desenvolve seu manejo florestal nos municípios de Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Prado, Teixeira de Freitas e Vereda. Toda a produção é baseada em plantios renováveis de eucalipto, com o objetivo de abastecer o complexo industrial. Em todo o Estado, desde 2010, já foram plantadas mais de 4 milhões de mudas de árvores nativas em uma área de mais de 9 mil hectares.

Recursos hídricos

O monitoramento de recursos hídricos também é realizado pela Suzano, e, neste sentido, a companhia desenvolve programas como o Nascentes do Mucuri, que tem o objetivo de perpetuar o rio Mucuri, estimulando a proteção de suas nascentes e do seu entorno. Ainda na área de gestão ambiental, a empresa mantém 11 Áreas de Alto Valor de Conservação (AAVCs), totalizando 11 mil hectares de florestas nativas que abrigam animais e plantas endêmicas, ou seja, que só ocorrem na Mata Atlântica e ameaçados de extinção, além de florestas que fornecem recursos essenciais para a população local.

A empresa também busca disseminar entre as comunidades próximas informações e práticas ambientais voltadas à conservação da natureza. 

Leia também:

Estudo da Fiocruz analisa inflamação na covid-19 grave em diabéticos

Alexandre de Moraes manda prender blogueiro bolsonarista após pedido da PGR

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp