Meio Ambiente

Grupo ecológico tenta viabilizar viagem de trem Salvador/Rio

Imagem Grupo ecológico tenta viabilizar viagem de trem Salvador/Rio
Caravana Vinte Ver de Trem levantará debate sobre do meio ambiente, como foi feito na Eco 92  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 12/05/2012, às 08h17   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Há 20 anos, um trem saiu de Salvador em direção ao Rio de Janeiro conduzindo militantes da causa ambiental para participar da Eco 92. Como parte das atividades de comemoração, será realizada, em junho deste ano, uma nova viagem para celebrar os 20 anos da conferência. A Caravana Vinte Ver de Trem, organizada pelo grupo ecológico Ver De Trem, promete reviver a sinergia entre os municípios em torno do meio ambiente, como foi feito durante o evento ecológico em 1992.

Diante do novo sistema de operação da malha ferroviária nacional, o trecho entre Salvador e o Rio de Janeiro é operado por duas empresas deferentes, o que dificulta a realização do projeto sem a participação do órgão central de governo. "Solicitamos o apoio dos órgãos da República para que possamos superar os obstáculos. A operação do trem especial pode ser feita pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos em parceira com a Ferrovia Centro Atlântica e a MRS", afirma Gilson Vieira, coordenador-geral do projeto Ver deTrem.

Em 1992, a operação foi realizada pela Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima, através de suas superintendências. Para custear o projeto atual, está previsto o orçamento de US$ 40 mil, o que equivale a aproximadamente R$ 76 mil. "Os benefícios do envolvimento dos cidadãos no debate sobre meio ambiente e desenvolvimento é o principal investimento para as futuras gerações", destaca Vieira.

 "A Caravana Ver De Trem rumo a Eco 92 contribuiu para popularizar o debate sobre a responsabilidade de cada cidadão como futuro comum. A comemorativa em homenagem aos 20 anos da viagem histórica pretende retrilhar educando para a participação de cada cidadão nas soluções dos problemas da sociedade sob o lema: ‘Agir localmente, pensar globalmente’”, completou Gilson Vieira.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp