Meio Ambiente

Ações de combate a incêndios florestais serão intensificadas

Publicado em 26/09/2012, às 20h59   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Mais 600 kits de combate a incêndio florestal que serão usados no ataque às queimadas na Chapada Diamantina e oeste baiano serão entregues nos próximos dias pela Secretaria estadual do Meio Ambiente (Sema). Os equipamentos foram adquiridos em regime emergencial, com o objetivo de intensificar o combate nas regiões afetadas pelo fogo.

A aquisição dos kits integra o programa Bahia sem fogo, do Governo da Bahia. Além de desenvolver ações efetivas de combate ao fogo, o programa trabalha com ações de educação ambiental e fiscalização. Visitas às comunidades são realizadas, seguida da orientação aos produtores rurais sobre os prejuízos causados pelas queimadas ilegais para o plantio.

Cerca de 15 mil hectares da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Barbado foi atingida pelo fogo na Chapada Diamantina. No local, estão o pico mais alto do Nordeste (Pico do Barbado, com 2.033 metros de altitude) e as nascentes dos rios Paraguaçu, São Francisco e Rio de Contas. No oeste, já foram registrados mais de 100 focos de incêndios.

O combate às queimadas tem sido feito com o auxílio de dois helicópteros do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) e de mais uma aeronave de monitoramento. Isso porque as áreas que sofrem com as queimadas são de difícil acesso.

O trabalho conta com a participação de 125 brigadistas voluntários, 75 homens do Corpo de Bombeiros, além de outros 55 militares mobilizados para entrar em ação ainda esta semana.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp