Meio Ambiente

Poluição assusta população na praia de Buraquinho

Tony Silva
Crustáceos mortos na beira da praia indicam situação  |   Bnews - Divulgação Tony Silva

Publicado em 27/10/2012, às 09h05   Tony Silva


FacebookTwitterWhatsApp

Moradores do bairro de Buraquinho, em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador, se queixam da poluição na praia e nas lagoas. Segundo a denúncia trazida por moradores à equipe do Bocão News, Lagoas e córregos que deságuam no Rio Joanes estão cada vez mais poluídas - consequentemente, poluindo a praia do bairro - que é um dos grandes cartões postais do litoral norte, pelas suas belezas naturais - entre elas, o encontro do rio com a praia.

Segundo Joaquim Neto, morador do bairro há oito anos, os esgotos de casas e fábricas em Buraquinho deságuam no córrego Dos Irmãos e também no Joanes, que vai de encontro à Praia de Buraquinho.

José Cupertino mora há um ano e meio em Buraquinho e já se queixa da situação no bairro. “Moro próximo à lagoa do córrego Dos Irmãos e a poluição é tanta que já não da mais para agüentar a quantidade de mosquitos, muriçocas e o mau cheiro. Tenho dois filhos de 09 e 12 que estão expostos a essa situação”, comentou Cupertino.

Arthur Penna, biólogo e morador de Buraquinho, disse que reclama da poluição há mais de 20 anos.



Já a banhista Adilsa Santos Silva e a filha se queixaram de coceiras na pele quando saíam da praia de Buraquinho na ultima terça-feira (23). “Não é a primeira vez que eu venho aqui e estou saindo com minha pele coçando. Minha filha também está se queixando de coceira nas costas e nos braços, chegamos aqui bem e estamos saindo desse jeito”, desabafou Adilsa.

A Bióloga Graciele Duarte estava com a família passeando quando se deparou com crustáceos mortos na beira do trecho do rio. Graciele diz que saiu assustada com a quantidade de crustáceos mortos. "Isso é um forte indicativo de poluição, já que os crustáceos são mais resistentes", disse a bióloga.



Na praia não há nenhuma placa indicando as condições da praia para banho. O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) divulgou nesta sexta-feira (26), que entre 14 praias de Salvador e Região Metropolitana que estão impróprias para banho neste final de semana, Buraquinho é uma delas. Segundo nota divulgada no site, as praias são consideradas impróprias para banho quando têm o valor obtido na última amostragem superior a 1000 coliformes termotolerantes ou 2000 Escherichia coli ou 100 enterococos por 100 mL de água.

Segundo o Departamento de Comunicação da Prefeitura de Lauro de Freitas (DECOM), o Rio Joanes chega ao município com uma carga de poluição de oito cidades, como: São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Camaçari, Dias D'ávila, entre outros.

A (DECOM) Informou também, que a prefeitura em parceria com o Governo Federal iniciou uma obra de saneamento básico que irá resolver o problema em todo município, quando conectar a rede de esgoto ao emissário submarino na praia de Jaguaribe em Salvador. A obra que tem o recurso Federal de R$ 170 milhões, tem uma estimativa de término para o final de 2013.


Postada às 16h do dia 26 de outubro

Fotos: Tony Silva

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp