Meio Ambiente

Ivanilson Gomes vai mapear práticas sustentáveis durante o Carnaval

Imagem Ivanilson Gomes vai mapear práticas sustentáveis durante o Carnaval
Secretário da Cidade Sustentável está preocupado com a situação dos catadores de latinhas  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 07/02/2013, às 21h40   Luiz Fernando Lima (twitter: @limaluizf)


FacebookTwitterWhatsApp


O secretário da Cidade Sustentável, Ivanilson Gomes (PV), é um dos membros do primeiro escalão do prefeito ACM Neto (DEM) que organizou a “casa” para mapear a situação das áreas de interesse da sua pasta durante o Carnaval.
Durante a inauguração da Sala de Imprensa Maria Lúcio Cerqueira na última quarta-feira (6), Gomes apresentou um panorama das atividades que serão desenvolvidas durante todo o carnaval.

“Vamos ter algo em torno de 40 técnicos da pasta divididos nos três circuitos do Carnaval observando as práticas sustentáveis como parte das ações do Observatório da Sustentabilidade”.

O secretário explica a ideia é traçar um diagnóstico para desenvolver as políticas públicas da folia de 2014. “O lixo que é jogado no mar da Barra, os descartes das propagandas dos Trios Elétricos que têm vários patrocinadores e em determinado momento tiram tudo e jogam fora. Este tipo de prática tem que ser coibida”.

Gomes revela o clima de temeridade diante da situação de risco dos catadores. De acordo com ele, os que se organizam em cooperativas têm tido resultados melhores. Contudo, muitos dos avulsos, conforme revelou o secretário, ficam expostos aos maus pagamentos dos atravessadores.

“Existem ainda aqueles que pegam o pagamento e vão direto comprar crack. Temos informações de outros que já recebem pagamento em crack. Nossa ideia é mapear. Tentar cadastrá-los para mostrar que é possível ter um retorno melhor do ponto de vista da organização através de cooperativas. O objetivo é ajudar e quem sabe até tirá-los do mundo das drogas”.

O secretário vai apresentar relatórios no decorrer do Carnaval sobre os avanços e constatações obtidas pelo grupo de trabalho.

Nota originalmente postada às 15h do dia 7


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp