Meio Ambiente

Secretários de Meio Ambiente de capitais nordestinas se encontram em Salvador

Divulgação / Agecom - Salvador
Na oportunidade foram plantadas duas mudas de ipê árvore símbolo do Brasil   |   Bnews - Divulgação Divulgação / Agecom - Salvador

Publicado em 02/04/2013, às 21h08   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



O plantio de duas mudas de ipê, árvore-símbolo do Brasil, marcou, no final da manhã desta terça-feira (2), no Parque da Cidade, o encerramento da reunião preparatória para o 2° Encontro de Secretários do Meio Ambiente das Capitais Brasileiras e 2º Fórum Internacional de Mudanças Climáticas das Cidades de Baixo Carbono, que acontecerão em Porto Alegre, entre os dias 21 e 23 deste mês. O evento de hoje contou a participação dos secretários de Meio Ambiente das capitais nordestinas, e debateu os principais desafios enfrentados por suas cidades para promover a sustentabilidade, melhorando a qualidade de vida da população local.

A reunião aconteceu no auditório do Mais Social e tratou de questões como o desenvolvimento de políticas públicas de meio ambiente e a captação de investimentos para projetos voltados à área de sustentabilidade. Foram discutidos, ainda, temas diretamente relacionados aos problemas ambientais das grandes cidades, como a emissão de poluentes, o tratamento de resíduos, a necessidade de ampliar cobertura verde, entre outros.

Estiveram presentes ao evento os secretários de Aracaju, Eduardo Matos; de João Pessoa, Edilton Rodrigues; de Maceió, Rafael Wong; de São Luís, Rodrigo Maia; e de Teresina, Agamenon Bastos, que foram recepcionados pelo titular da pasta de Cidade Sustentável de Salvador, Ivanilson Gomes. Também participou o subsecretário de Meio Ambiente de Recife, Carlos Ribeiro Filho.

Para Gomes, o debate foi fundamental para a formulação das propostas que serão levadas para o encontro nacional. “Podemos perceber que nossas queixas, as dificuldades e os desafios são muito parecidos. Espero que, a partir dessas discussões, possamos contribuir com as iniciativas que serão adotadas pelos municípios brasileiros”, disse o secretário.
Ele destacou que o município de Salvador vem fomentando o crescimento das discussões sobre sustentabilidade e citou como exemplo o lançamento, pelo prefeito ACM Neto, do Verde Perto. O objetivo do programa é ampliar as áreas verdes com o estímulo ao plantio de novas árvores.

Além dos secretários e seus representantes, estiveram presentes o representante no Brasil da Fundação Konrad Adenauer, Felix Dane, e o presidente do Instituto Latino Americano de Desenvolvimento Econômico Sustentável (Ilades), Marcino Fernandes Rodrigues. As duas instituições estão à frente da realização do encontro nacional e do fórum internacional.

À tarde, o grupo fez uma visita técnica ao Parque de São Bartolomeu, onde um projeto de revitalização está sendo desenvolvido por meio de colaboração entre a Prefeitura e o Governo do Estado.

Foto: Divulgação / Agecom - Salvador


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp